ESPORTES

Por que os torcedores brasileiros estão abandonando a camisa amarela?

Entenda qual é o principal motivo pelo qual existe um receio do torcedor brasileiro utilizar a camisa amarela.

A Copa do Mundo no Catar já está batendo a nossa porta, faltam poucos dias para este evento gigante se inicie e as melhores seleções de futebol se enfrentem pelo grande título. Para os brasileiros este é um ano muito importante, já que o futebol é quase uma religião para muitos e, com toda a certeza, pode ser considerado uma grande paixão nacional.

Todos estão ansiosos para ver os jogadores convocados por Tite jogarem e ansiosos até mesmo para fazer palpites copa do mundo. Este estado de ansiedade aumentou ainda mais quando a Nike e a CBF lançaram a nova camisa da seleção brasileira que será utilizada oficialmente na Copa do Catar.

Mas, nos últimos meses, um certo receito se formou a respeito do uso de camisa amarela da seleção brasileira por pequenos grupos de brasileiros por motivos fora do esporte e que criaram um certo atrito e polêmica quanto à utilização da amarelinha. Vamos entender melhor como isso aconteceu neste artigo.

Motivo pelo qual alguns brasileiros estão abandonando a camisa amarela.

Além de ser um ano de Copa do Mundo, onde a seleção brasileira é a grande favorita ao título, já que está apresentando um potencial incrível, também é ano de eleição presidencial. A política no Brasil nunca foi um assunto simples e pacífico de se discutir, diversos escândalos, parcialidade da grande mídia e corrupção sempre são os principais assuntos em todos os níveis de cargos políticos brasileiros.

Nos últimos anos, com a eleição de um governo de direita que defende o amor à pátria, a camisa amarela se tornou o símbolo deste governo como um símbolo dos valores que defendem e que acusam seus opositores de não ter qualquer apreço ao que, um dia, significou a bandeira brasileira.

Uma grande polarização entre os adeptos do espectro da direita política contra os adeptos da esquerda política se formou, onde a esquerda acabou sendo ilustrada pela bandeira vermelha que representa também o comunismo e o Partido dos Trabalhadores que é a oposição ao governo atual. 

Desde então, este embate entre as duas ideologias políticas criou uma série de atritos não só nas urnas, mas também entre cidadãos nas ruas, onde diversos casos de violência causados por discussões politicas foram relatados, casos que incluíram homicídios e vandalismo.

A grande mídia divulgou todos os casos de violência causada nesta polarização que acontece no Brasil inteiro e isso causou um certo receio do cidadão brasileiro comum a utilizar a camisa amarela e ser repreendido de alguma forma, por ter se tornado um símbolo político para alguns.

O receio foi tão grande, que até a própria Nike configurou seu site de vendas para que ninguém conseguisse comprar a nova camisa da seleção colocando o nome de qualquer um dos candidatos à presidência do Brasil, para evitar problemas e possíveis confrontos.

De qualquer forma, a violência relacionada à estas camisas parecem ter sido pontuais em algumas partes do Brasil e as vendas da nova camisa amarela foi um total sucesso, com números muito maiores do que a camisa número 2 da seleção que é azul.

Esperamos que este clima de conflito acabe e que a Copa possa nos lembrar que a seleção brasileira é uma paixão nacional e representa o amor à bandeira e ao futebol, sem política envolvida, apenas amor ao próprio país.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *