A Guarda Civil Municipal (GCM), ligada à Secretaria de Segurança Urbana (Sesu) da Prefeitura de Sorocaba, realizou, na manhã de quinta-feira (1), a ação social “GCM e Defesa Civil mais próximas da comunidade. A iniciativa, que ocorreu na Praça Cel. Fernando Prestes, no Centro da cidade, encerrou as comemorações do 35º aniversário da Corporação, celebrado no mês de dezembro.
No local, o público presente contou com atividades para toda a família, como capoeira, esculturas de bexigas, entrega de doces e a presença do cão terapeuta Buddy, do Canil da GCM. Por meio dessa ação, as equipes promoveram trabalho de caráter social e educativo, especialmente dirigido ao público infantil, com temas sobre segurança e cuidados no dia-a-dia, contribuindo para a conscientização das futuras gerações.
“Temos o dever de conscientizar as pessoas sobre a importância da parceria entre a comunidade e a GCM, para a qualidade de vida, segurança e bem-estar da população. Diante disso, em comemoração aos 35 anos da GCM, oferecemos uma série de atividades educativas e atrativos, que buscam aproximar, cada vez mais, os cidadãos sorocabanos das ações realizadas pela Guarda, em uma parceria que só fortalece a todos”, destaca o secretário da Sesu, Alexandre Caixeiro.
Sobre a GCM
A Guarda Civil Municipal de Sorocaba foi criada no dia 4 de dezembro de 1987, pela Lei Municipal nº 2.626, e iniciou suas atividades em 31 de março de 1988. Sua finalidade é servir e proteger os moradores, os próprios municipais e apoiar os serviços da Administração Pública, colaborando e atuando em conjunto com as Polícias Civil e Militar.
A GCM trabalha de forma preventiva e comunitária, prestando auxílio e dando apoio à população. Dentre suas atribuições, a Corporação realiza uma série de ações nas áreas de prevenção, inteligência de operações e humanização, com o objetivo de atuar no combate ao dano ao patrimônio público e à criminalidade de forma geral.
Fotos: GCM/Divulgação.