A Secretaria da Saúde (SES) de Sorocaba, por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), realizou, nesta segunda-feira (27), das 8h às 17h, uma capacitação voltada para a fiscalização em saúde de profissionais, relativa à Norma Regulamentadora – NR18, acerca dos trabalhos em valas e escavações.
O encontro, que teve como público-alvo profissionais da Vigilância Sanitária que atuam na fiscalização em saúde do trabalhador, representando 33 municípios da região de abrangência do Cerest, foi realizado na sede do Saae/Sorocaba, na Av. Comendador Camilo Júlio, 255, no Jardim Ibiti do Paço.
Foram realizadas abordagens teóricas sobre fiscalização dos serviços em valas e escavações, em conformidade com a NR 18, além de atividades práticas de vistoria em obras de substituição da rede de esgoto no Parque São Bento. “A atualização feita periodicamente é fundamental para a execução dos serviços, sempre com toda segurança e qualidade. Para tanto, teremos capacitações mensais, ao longo do ano”, explica a coordenadora interina do Cerest, Solange Nascimento.
Entre os anos 2021 e 2022, o Saae/Sorocaba havia concretizado a qualificação de cerca de 640 para o aprimoramento das técnicas de segurança e eficiência dos procedimentos, o que foi destaque para firmar a parceria entre Cerest e Saae.
A regional do Cerest de Sorocaba, além da cidade-sede, abrange outros 32 municípios, dentre eles: Alambari, Alumínio, Angatuba, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Boituva, Campina do Monte Alegre, Capela do Alto, Capão Bonito, Cerquilho, Cesário Lange, Guareí, Ibiúna, Iperó, Itapetininga, Itu, Jumirim, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Quadra, Ribeirão Grande, Salto, Salto de Pirapora, Sarapuí, Sorocaba, São Miguel Arcanjo, São Roque, Tapiraí, Tatuí, Tietê e Votorantim.