Vasco

Vasco, Urubu e Fluminense têm suas maiores médias de público no Estadual dos últimos 15 anos – VASCONet

SIGA-NOS

Vasco, Urubu e Fluminense têm suas maiores médias de público no Estadual dos últimos 15 anos Sexta-feira, 07/04/2023 – 20:04 Na atual edição do Campeonato Carioca, as torcidas de Flamengo, Vasco e Fluminense têm comparecido em grande número nas arquibancadas. Os três times registraram as suas maiores médias de público na competição desde 2009. Enquanto o Botafogo teve números bem abaixo de sua média no período.

Nos oito jogos como mandante, o Rubro-Negro atraiu 375.952 pagantes no total, o que corresponde à excelente média de 46.994 por partida. Para se ter uma ideia, esse número é mais do que o dobro em comparação com a média de pagantes do Flamengo em 2022, quando registrou 21.304 torcedores por jogo. Até então, a melhor média de público do time da Gávea nos últimos 15 anos tinha sido registrada em 2020, com 43.301 pagantes por partida.

O Vasco disputou sete partidas como mandante no Carioca e mobilizou, em média, 24.451 pagantes por jogo. Em 2022, o Cruz-Maltino contabilizou uma média de 9.701, ou seja, o clube teve um aumento de 152% em comparação com a edição anterior. A melhor média do time de São Januário no período havia sido em 2009, quando teve 21.319 ingressos vendidos por jogo.

Finalista do Campeonato Carioca, o Fluminense disputou oito partidas como mandante até o momento e obteve uma média de 27.176 pagantes por jogo. Vale lembrar que no próximo domingo, o Tricolor ainda terá a decisão contra o Flamengo. Com promessa de casa cheia, o Tricolor, mandante do jogo, deve aumentar ainda mais esses números na competição. A maior média de público do Tricolor no Carioca no recorte era de 17.567 em 2009.

Clássicos aumentam as médias de público do trio

Alguns podem associar que os três clubes conseguiram tais feitos por conta das partidas realizadas fora do Rio de Janeiro. Mas os números não sustentam essa impressão. Dos oito jogos longe da Cidade Maravilhosa, a dupla Fla-Flu não disputou uma partida sequer como mandante, enquanto o Vasco teve apenas um duelo contra o Volta Redonda, no estádio Kleber Andrade, em Cariacica, com 18.300 pagantes. A explicação está nos ótimos públicos registrados pelos três clubes como mandantes nos clássicos no Maracanã.

Os três melhores públicos do Flamengo com o mando de campo foram contra o Vasco e duas vezes diante do Fluminense. O clássico contra o Cruz-Maltino, no qual o rival venceu por 1 a 0, pela 10ª rodada da Taça Guanabara, registrou 64.547 pagantes, o maior público da competição até aqui. O Fla-Flu do último sábado, com vitória do Rubro-Negro por 2 a 0, no jogo de ida da final do Carioca, contou com 60.254 pagantes, sendo o segundo melhor público da competição. O terceiro maior público do time da Gávea foi contra o Fluminense – derrota por 2 a 1 – na última rodada da Taça Guanabara, com 52.689 pagantes.

O Vasco teve os dois maiores públicos pagantes no Estadual nos clássicos contra o Flamengo (45.935), no jogo de volta da semifinal, e contra o Botafogo (40.058), pela 3ª rodada da Taça Guanabara. O Fluminense, por sua vez, levou mais torcedores na partida contra o Cruz-Maltino, pela 8ª rodada da Taça Guanabara, com 54.180 pagantes no Maraca.

Dos quatro clubes grandes do Rio, apenas o Botafogo não conseguiu seu recorde na média de público desde 2009. Pelo contrário, a média de 4.720 pagantes por jogo é a quinta pior do clube nesse recorte. Um dos principais motivos é o fato do Glorioso ter disputado somente um jogo no Engenhão, já que o estádio ficou fechado para implementação do gramado sintético. Além disso, o time de General Severiano não se classificou para a semifinal e, sendo assim, disputou apenas um clássico na competição, este fora do Rio de Janeiro. Na derrota para os reservas do Flamengo, por 1 a 0, o Mané Garrincha, em Brasília, recebeu 21.374 pagantes, o maior público do Botafogo na competição.

O Campeonato Carioca termina no domingo com o clássico entre Fluminense e Flamengo, às 18h, no Maracanã, para saber quem será o campeão. O Rubro-Negro pode perder por até um gol de diferença para erguer a taça, já que venceu o rival por 2 a 0, no jogo de ida. Em caso de vitória do Tricolor por dois gols de diferença o campeonato será decidido nos pênaltis. Para o time das Laranjeiras levantar o caneco no tempo normal, será preciso vencer a partida por três ou mais gols de vantagem.

Fonte: Blog Espião Estatístico – ge

Compartilhe

Curtir isso:

Curtir Carregando…

Relacionado