A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), vinculada à Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), acaba de aderir ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública – Central de Atendimento e Despacho (Sinesp-Cad), uma plataforma integrada do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJ-SP), com informações sobre registro de crimes e ocorrências, com possibilidades de consulta de veículos e pessoas em todo o território nacional.
A plataforma é uma solução de suporte a serviços públicos emergenciais, que também permite a integração do atendimento de forças de segurança pública e outros órgãos municipais, estaduais e federais. Por meio dessa ferramenta, é possível fazer a gestão de recursos, diminuindo o tempo de resposta nas ocorrências, além de otimizar o planejamento operacional.
“A implantação é gratuita, mediante convênio já assinado pelo prefeito Rodrigo Manga, em Brasília. Essa ferramenta fortalecerá a segurança no município, assim como dará mais agilidade ao atendimento e despacho de viaturas em ocorrências via fone 153, da GCM, e 199, da Defesa Civil, inclusive para atuar em conjunto com outras secretarias municipais. Tudo estará informatizado”, aponta o secretário da Sesu, Alexandre Caixeiro.
Ou seja, essa nova solução oferece um controle em tempo real das equipes disponíveis ao atendimento nas ruas, visualizações dos incidentes on-line, em mapa, sistemas de monitoramento de viaturas e de autenticação de usuários. O processo nacional de implantação do Sinesp-Cad foi iniciado em 2017.
Na próxima segunda-feira (24), terá início a efetiva implantação do sistema em Sorocaba, sob a supervisão de representantes do Ministério da Justiça, que estarão acompanhando o procedimento na Sesu.
Porém, na última semana, já ocorreu a capacitação de sete GCMs, para serem multiplicadores de conhecimentos sobre a operacionalização do Sinesp-Cad, ficando responsáveis, também, pela gestão e manutenção do sistema. No momento, essa equipe está encarregada de fazer a capacitação de outros 30 guardas que atuam no Centro de Operações Especiais e Inteligência (COEI) da GCM, para operar o sistema. O treinamento ocorre na sede da Sesu.
Córtex e Detecta
Na mesma linha, Sorocaba é atendida por outros dois sistemas, chamados Córtex e Detecta, que abrangem diferentes formas de monitoramento digital, ampliando e reforçando a segurança no município, ao fornecer e cruzar dados de veículos e de pessoas em dívida com a Justiça.
O Sistema Córtex é uma Plataforma Integrada de Operações e Monitoramento de Segurança Pública, do Governo Federal, que permite a gestão de operações, por meio da unificação de dados das forças policiais e de vigilância viária de todo o País. A ferramenta igualmente facilita o processo de produção de pesquisas, além de compilar resultados de ações de segurança.
Por sua vez, o Detecta é um sistema de monitoramento inteligente, implantado em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, também por meio do uso de câmeras combinado com o banco de dados de informações policiais.
“A meta é sempre aprimorar o compartilhamento de informações entre as forças policiais que atuam na cidade, no estado e no País, integrando os trabalhos e agilizando a prestação dos serviços à população. Nesse sentido, buscamos o que há de melhor e mais moderno em segurança pública”, acrescenta o secretário da Sesu.