Sorocaba

Prefeitura e grupos de escoteiros realizam plantio de mil árvores em área pública na Zona Norte de Sorocaba no dia 29 – Agência de Notícias

No dia 29 de abril (sábado), das 9h às 12h, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), em parceria com o 20º Distrito Escoteiro Sorocaba e o 40º Distrito Lis do Interior, realizará um plantio de mil árvores, de cerca de 50 espécies diferentes, em uma área pública localizada no Jardim Santa Madre Paulina, na Zona Norte da cidade. A ação é aberta a todos os interessados em participar.

A iniciativa tem como objetivo promover a arborização urbana e a conservação de nascentes. “Promover plantios, como esse, é fundamental para manter a qualidade e o fluxo dos recursos hídricos da cidade e, assim, ajudar na preservação da natureza, já que as matas ciliares têm a função de proteger a água de nascentes, córregos e rios”, destaca o secretário da Sema, Thiago Santoro.

As árvores são importantes também para a regulação da temperatura, servem de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos, reduzem a circulação do vento e ajudam no controle da erosão do solo. A área pública receberá mudas de araçá, cerejeira-do-rio-grande, grumixama, jabuticaba, aroeira-salsa, aroeira-pimenteira, jatobá, sibipiruna, mirindiba, jequitibá-rosa, entre muitas outras espécies.

Para a ação ambiental, a Sema foi responsável pela indicação da área pública e por fornecer todo o suporte técnico necessário, além de ceder as mudas produzidas no viveiro municipal e todos os insumos necessários para a iniciativa, como terra vegetal, adubo, calcário e os tutores (bambus para suporte das mudas).

A equipe de Educação Ambiental da Sema também realizará uma oficina gratuita com todos os participantes, mostrando a maneira adequada de se realizar o plantio. No local, também será realizada a doação de mudas de espécies nativas e fitoterápicas, além de uma exposição sobre a biodiversidade do Rio Sorocaba, com o intuito de aproximar as pessoas do manancial e contribuir para a conservação das matas ciliares.

É recomendado que as pessoas usem chapéu ou boné e protetor solar. Os participantes também podem levar uma garrafinha de água e um lanche, além de ferramentas de jardinagem. A atividade é aberta a toda a comunidade. O ponto de encontro será a Rua Indalécio Simões Pires, no Jardim Santa Madre Paulina, em frente à Congregação Cristã do Brasil. Mais informações podem ser obtidas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, ou pelo e-mail: [email protected].