A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida (Sequav), reabrirá ao público, no dia 6 de junho, o Museu dos Esportes de Sorocaba, após receber melhorias, como pintura das paredes e reorganização de todo o acervo. O espaço está localizado no Palacete Scarpa, no Centro da cidade e, neste primeiro momento, receberá visitações às terças e quintas-feiras, das 11h às 16h, com entrada gratuita.
Criado em 2018, o Museu dos Esportes de Sorocaba tem como intuito valorizar a história, a cultura e a identidade esportiva sorocabana, retratando, por meio de exposição de troféus, fotografias, uniformes, medalhas, entre outros elementos, os marcos da história do esporte da cidade. O espaço estava fechado desde 2020, com o início da pandemia da Covid-19.
O secretário de Esporte e Qualidade de Vida, Rodrigo de Carvalho, esteve no local, na manhã desta segunda-feira (29), acompanhado da chefe de Divisão da Sequav, Flavia Cristina Rodrigues Bueno, para averiguar os últimos detalhes para a reabertura do importante espaço.
“Vamos reabrir este espaço, que é tão importante para a preservação da história de atletas e de equipes da cidade, incluindo aqueles que levaram o nome de Sorocaba para o Brasil e para todo o mundo. Estamos planejando, inclusive, para produzirmos um material audiovisual com grandes esportistas da nossa cidade, em parceria com a Secretaria de Comunicação”, explica o secretário da Sequav, Rodrigo de Carvalho.
Entre os craques revelados em Sorocaba, que têm espaço no Museu dos Esportes, está o atleta Ademir de Barros, conhecido como Paraná, que jogou no Esporte Clube São Bento, São Paulo Futebol Clube (1965 – 1972), onde foi bicampeão paulista, em 1970 e 1971, e disputou a Copa do Mundo da Inglaterra pela Seleção Brasileira, em 1966.
Outro material de destaque no Museu traz um pouco da história da ex-jogadora de basquete Rita de Cássia Coelho de Oliveira, popularmente conhecida como Ritinha, como o uniforme utilizado no IV Mundial de Basquete Feminino, em Lima, no Peru, em 1964, além de fotos de 2016, quando ela conduziu a Tocha Olímpica, na passagem por Sorocaba. Ritinha foi campeã brasileira de basquete em 1957, 1958 e 1959 e ainda detém os títulos de campeã sul-americana no Chile, em 1968, e do mundial no Peru, 1964, atuando pela Seleção Brasileira.
O Museu dos Esportes também conta com acervo do boxeador olímpico Abner Teixeira, medalhas de bronze nos Jogos Pan-americanos Lima 2019 e nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, na categoria peso pesado (91 kg), como camisas e luvas do atleta.
O Museu dos Esportes fica na Rua Souza Pereira, 448, no Centro. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, pelo telefone: (15) 3212-7282 ou pelo e-mail: [email protected].
Fotos: Michelle Alves/Secom