Ações de cooperação entre as duas cidades deverão ocorrer em diversas áreas, sobretudo, no campo das tecnologias voltadas à segurança escolar e mobilidade.
A Prefeitura de Sorocaba, por meio do Parque Tecnológico (PTS), assinou, nesta quinta-feira (1), um Termo de Cooperação Técnica em várias áreas, sobretudo tecnológicas, com a Prefeitura de Campina Grande (PB). A assinatura do documento aconteceu na cidade paraibana, durante o Seminário Municipal de Redução de Acidentes de Trânsito, do qual a Prefeitura de Sorocaba também fez parte de uma das mesas de discussões voltadas ao tema “Tecnologia e Inovação Aplicadas à Mobilidade Urbana”.
Na ocasião, o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, foi representado pelo presidente do Parque Tecnológico (PTS), Nelson Cancellara, que assinou o Termo de Cooperação, junto ao prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima Branco, e ao superintendente de Trânsito e Transportes Públicos daquela cidade, Carlos Marques Dunga Júnior. No último dia 11 de maio, o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, havia participado de uma reunião on-line com representantes do município paraibano, com o objetivo de encaminhar as tratativas para esse acordo de cooperação tecnológica, sendo que, na ocasião, foi assinada a minuta do Projeto de Lei que reconhece oficialmente os dois municípios como cidades-irmãs, o que amplia o escopo e facilita os trâmites para novas parcerias.
O acordo, agora oficializado, propõe o intercâmbio e o compartilhamento de conhecimentos tecnológicos e boas práticas de gestão pública, abrangendo programas ambientais, artísticos, científicos, comerciais, culturais, educacionais, esportivos, de mão de obra, sociais, tecnológicos, turísticos e de mobilidade urbana entre as duas cidades.
Entre as primeiras parcerias definidas está trazer para Sorocaba tecnologia com as características de “botão do pânico”, recurso já utilizado na cidade paraibana, sendo que, no modelo tradicional, é voltado à proteção e garantia das medidas protetivas às mulheres, abrangendo também questões de segurança nas escolas e outro, alternativo, é direcionado a combater o assédio sexual nos meios de transporte públicos e coletivos, denominado JU.LI.A – Juntas Livres do Assédio.
O acordo assinado também prevê o compartilhamento das atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito (NEAT), que tem como intuito estudar acidentes de trânsito com vítimas, ocorridos na área de competência da pasta de trânsito, propiciando a adoção de medidas, visando prevenir e evitar acidentes. A Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), autarquia do município paraibano, tem experiência, principalmente, na área de tecnologia e foi responsável por desenvolver o dispositivo utilizado lá.
Iniciativa positiva para as duas cidades
O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, voltou a destacar a importância da celebração desse termo de cooperação. “Não há dúvidas de que as duas cidades terão muito a ganhar com esse diálogo e com essa cooperação mútua, em várias áreas, sobretudo, no que diz respeito à segurança escolar e de trânsito em nossa cidade”, disse o prefeito.
Já, o presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Cancellara, compartilhou opinião semelhante, destacando ser fundamental essa troca de experiências. “Nosso Parque Tecnológico é considerado um dos cinco melhores do País e temos a certeza de que podemos contribuir, em muito, com a cidade de Campina Grande, assim como eles possuem um Parque Tecnológico excepcional e a cidade é modelo no que diz respeito à segurança viária e tem experiência, principalmente, na área de tecnologia”, completou.
Seminário sobre trânsito
Ainda nesta quinta-feira, o presidente do PTS participou do Seminário Municipal de Redução de Acidentes de Trânsito de Campina Grande, ocasião em que apresentou as tecnologias e as práticas que a atual Administração Municipal aplica em Sorocaba e que são voltadas à segurança no transporte público, além de apresentar os trabalhos desenvolvidos pelo Parque Tecnológico.
Fotos: Divulgação