Equipes de Americana (SP) e de Itapetininga (SP) foram as campeãs em suas categorias, com foguetes chegando a 337 metros de distância.
O Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) foi sede, neste sábado (17), da Copa Paulista de Foguetes, evento que reuniu 120 equipes, totalizando mais de 500 alunos, do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, de colégios de todo o Estado de São Paulo e, até mesmo, de outras regiões do País, como Paraná. A abertura do evento contou com a participação do presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Cancellara, que representou o prefeito Rodrigo Manga na ocasião, além do deputado federal Vitor Lippi.
No total, foram mais de cinco horas e meia de provas. Os alunos, sob a coordenação dos professores e coordenadores das suas unidades escolares, apresentaram seus foguetes feitos de garrafa PET, lançados com ar comprimido por uma bomba de bicicleta (Ensino Fundamental) ou por meio da reação química do vinagre com o bicarbonato (Ensino Médio). O foguete que atingiu a maior distância recebeu o troféu de grande campeão paulista.
A equipe Lyra Dragons A, do Sesi de Itapetininga (SP), foi a campeã do nível 4, com 334,1 metros de distância. Já, na categoria nível 3, sagrou-se campeã a equipe Space Rockets, do Sesi – Centro Educacional 101, da cidade de Americana (SP), superando o recorde nacional, com 337 metros de distância. Além de premiar por inovações tecnológicas, todas as equipes também receberam premiação, com menção honrosa e vice-campeã.
Os foguetes são construídos pelos alunos em suas escolas para participar da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), a maior olimpíada científica que faz parte da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica). E, para isso, participam também da Copa Paulista de Foguetes.
Entre os participantes, estava o jovem Fabrício Travaiolli, de 13 anos, aluno do 6º ano do Ensino Fundamental da escola Liceu Anglo Capivari. Este foi o segundo ano em que ele participou do evento. Ele estava acompanhado do pai, Fábio Travaiolli, que é professor da mesma escola, uma das participantes da Copa. “Esta é uma ótima iniciação para os alunos conhecerem, na prática, conceitos sobre astronomia, física, dinâmica e engenharia, fazendo com que eles aprendam e, ao mesmo tempo, se divirtam competindo”, disse.
Coordenadora do evento, Bruna Dias Assis dos Santos, avaliou como extremamente positivo a realização do evento e destacou a estrutura do Parque Tecnológico de Sorocaba. “Só recebemos elogios por parte das escolas participantes, sobretudo, pela estrutura oferecida pelo Parque Tecnológico de Sorocaba. Com certeza, a próxima edição será novamente aqui”, adiantou.
“Estamos muito felizes e honrados em receber a Copa Paulista de Foguetes. Quero parabenizar a todos os alunos e professores que participaram desse importante evento, que proporciona aos estudantes o incentivo da multidisciplinaridade, de forma lúdica, em que aplicam conceitos de física, matemática, química e engenharia. Como já destaquei anteriormente, efetivamente esse foi um marco para a nossa cidade”, destacou o presidente do PTS.
Fotos: PTS