Sorocaba

SEMANA DO DIA INTERNACINAL DE COMBATE ÀS DROGAS – Programa “HumanizAção” também atua na reabilitação de pessoas em situação de rua que sofrem com a dependência química – Agência de Notícias

Na segunda-feira (26), foi celebrado o Dia Internacional de Combate às Drogas, com o objetivo de conscientizar a população a respeito dos inúmeros problemas causados pelo consumo de drogas. Sorocaba tem sido destaque nacional em diversos aspectos, nos últimos anos, entre eles, também no combate às drogas, sendo que uma das ações que contribuem para isso é o programa municipal “HumanizAção”.

Implantado em janeiro de 2021 pelo atual Governo, o programa tem como uma de suas principais vertentes o apoio a pessoas em situação de rua que sofrem com o problema da dependência química, a partir do encaminhamento das que aceitam para o tratamento especializado em instituições parceiras dedicadas à reabilitação, sendo elas o Grupo de Combate à Droga e Álcool Santo Antônio (Grasa) e a Associação Christã de Assistência Plena (ACAP). Além disso, também são encaminhadas para os Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) do município e residências terapêuticas.

Até maio de 2023, o programa “HumanizAção” já tinha realizado acima de 24 mil abordagens sociais a pessoas em situação de rua, as quais resultaram em mais de 19 mil oportunidades de acolhimento no Serviço de Obras Sociais (SOS), entidade parceria do município nesse programa, oferecendo alimentação completa, banho, toalhas e roupas limpas, além de alojamento para o pernoite. As equipes do programa contam, também, com o auxílio importante da população, que pode informar os locais da cidade onde pessoas nessas condições estejam necessitando de cuidados, assim como fazendo doações de roupas, cobertores e alimentos, por exemplo.

“Trabalhamos, diariamente, para devolver a dignidade a essas pessoas em situação de rua, que, devido à dependência química ou outros fatores diversos, enfrentam tamanha reviravolta na vida. Não medimos esforços para atuar em prol desses que tanto necessitam de auxílio em várias frentes e o programa ‘HumanizAção’ é uma iniciativa de sucesso nesse sentido, sendo hoje reconhecida nacionalmente”, ressalta o prefeito Rodrigo Manga, que também é vice-presidente de Políticas Sobre Drogas da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Neste cargo, o prefeito representa os municípios e a entidade, em nível nacional, para discutir assuntos relacionados ao combate ao uso de drogas, trabalhando também com intervenções junto ao Senado, ao Congresso Nacional e à Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas.

“Nossas equipes trabalham de domingo a domingo, inclusive feriados, atendendo pessoas em situação de rua, ouvindo suas demandas e oferecendo todos os serviços e encaminhamentos necessários para dar respaldo às suas necessidades. Em nossa experiência, vemos também que muitas dessas pessoas sofrem com questões relacionadas à dependência química. E estamos sempre de portas abertas para todos aqueles que solicitam ajuda para se livrar desse problema tão sério e devastador, contando com os serviços oferecidos pelo município e também por meio das várias parcerias com instituições que recebem esses casos para tratamento”, destaca o secretário de Governo (Segov), João Alberto Corrêa Maia.

A iniciativa é realizada de forma integrada e reúne profissionais da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), da Secretaria de Governo (Segov), da Secretaria da Cidadania (Secid), com sua Coordenadoria de Álcool e Outras Drogas junto à Divisão de Política para Pessoas em Situação de Rua, além da Secretaria da Saúde (SES). Também conta com auxílio da Guarda Civil Municipal (GCM), da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e da Urbes – Trânsito e Transportes.

Já são diversas histórias de completa mudança de vida, como a do Senhor José dos Santos: https://abre.ai/humanizacaojosedossantos; a do jovem Luiz: https://abre.ai/humanizacaoluiz e tantas outras.

Ações diárias

Ao longo de terça-feira (27), as equipes do programa “HumanizAção” realizaram 74 abordagens especializadas a pessoas em situação de rua, em 27 diferentes pontos da cidade, sendo que 42 delas aceitaram receber acolhimento no SOS.

As equipes percorreram os seguintes locais: Rua Santana, Alameda Augusto Severo, Avenida Barão de Tatuí, Rua Atanázio Soares, Avenida Gal. Carneiro, Avenida Elias Maluf, Rua Joaquim Ferreira Barbosa, Rua Antônio de Andrade, Rua Amador Bueno, Rua Professor Toledo, imediações Rodoviária, Avenida Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, Rua Colômbia, Rua Carlota Fiel Carnelós, Rua Dr. Roque Antenor Pássaro, Rua Bernardo Ferraz de Almeida, Avenida Dr. Armando Pannunzio, Praça Nove de Julho, Avenida Independência, Avenida São Paulo, Rua Marcos Antônio Ferraz, Praça Dom Tadeu Strunck, Praça Lions, Praça Cel. Fernando Prestes, Rua Sete de Setembro, Rua São Bento e Rua XV de Novembro.

O contato com as equipes do programa pode ser feito pelo WhatsApp: (15) 99666-2636, que pode ser acessado 24h por dia, ou pelos telefones: (15) 3229-0777, do SOS; (15) 3212-6900, da Secretaria da Cidadania (Secid) e 153, da Guarda Civil Municipal.