Embora Sorocaba não tenha casos confirmados, em decorrência dos casos de Febre Maculosa ocorridos recentemente na região de Campinas-SP, Sorocaba segue dando sequência às ações preventivas contra a doença.
Assim, a Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde (SES), realizou, nesta quarta-feira (28), no salão de vidro do Paço Municipal, um treinamento para mais de 100 profissionais da rede municipal de saúde, a respeito de prevenção e fluxo de assistência à Febre Maculosa.
A capacitação foi conduzida pela médica veterinária e coordenadora de Vigilância em Zoonoses de Sorocaba, Dra. Thais Buti, que abordou informações técnicas a respeito de prevenção e detalhes de como acontece a transmissão da doença. Por sua vez, a médica infectologista da Vigilância Epidemiológica Municipal, Dra. Priscila Helena dos Santos, apresentou sobre a caracterização da doença, aspectos clínicos e epidemiológicos, fluxo de notificação, diagnósticos clínico e laboratorial, além de tratamento e medidas preventivas.
Enquanto isso, antecipando-se nas formas de prevenção, as equipes do Saae/Sorocaba seguem realizando roçagens em todo o entorno do Rio Sorocaba, além dos parques da cidade, deixando a vegetação mais próxima do solo, uma vez que a incidência solar elimina o carrapato transmissor, se houver. A equipe da Zoonoses também segue realizando pesquisa acarológica, a fim de mapear a presença de possíveis carrapatos e, caso identificados, fará a análise de suas respectivas densidades.
“Essas ações de treinamento são igualmente fundamentais, para que sigamos com as inciativas de prevenção, junto aos nossos profissionais da linha de frente, ainda mais preparados e atualizados, sempre contando com a colaboração da população”, destaca o secretário da Saúde, Dr. Cláudio Pompeo.
Estão sendo realizadas, ainda, diferentes ações de conscientização e combate, como: divulgação de informações a respeito da doença e como prevenir-se nas redes sociais da Prefeitura de Sorocaba e na Agência de Notícias, contando, também, com o apoio fundamental da imprensa na disseminação dessas informações; cartazes informativos que estão sendo afixados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e unidades de urgência e emergência em saúde do Município (UPHs e UPA), nos CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especial em Assistência Social) e nas Casas do Cidadão.
Em caso de dúvidas, basta entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica de Sorocaba, pelo telefone: (15) 3229-7308 ou pelo e-mail: [email protected].