Ação visa impulsionar a economia criativa e promover a geração de renda.
O projeto “Arte da Terra” realizará, a partir de 24 de julho, oficinas gratuitas de cerâmica na Ação Comunitária Inhayba, localizada na Zona Leste de Sorocaba, com o objetivo de estimular a economia criativa e promover a geração de renda. As vagas são limitadas, por isso é necessário se inscrever, antecipadamente, pelo WhatsApp: (19) 97408-7044.
Viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, com patrocínio da CASE IH, produção da Renovarte Produtora Cultural e apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), o projeto, com duração de cinco meses, atenderá 60 jovens e adultos que ainda não tiveram contato com a arte cerâmica.
A proposta principal do projeto é promover a arte cerâmica, além de oferecer formação e oportunidades a jovens e adultos que, eventualmente, necessitem de ampliação de recursos econômicos. As oficinas oferecem uma oportunidade única para os participantes desenvolverem autonomia financeira e complementação de renda, uma vez que as peças criadas durante as aulas poderão ser comercializadas posteriormente.
As aulas serão ministradas às segundas e quintas-feiras, na Ação Comunitária Inhayba, durante cinco meses. Serão 30 alunos, por turma, com aulas no período da tarde, das 14h às 17h, e no período noturno, das 18h às 21h. No primeiro dia de aula, o projeto traz um workshop para os interessados, onde eles poderão entender mais sobre o universo da cerâmica, conhecer o plano pedagógico e, além disso, poderão testar, na prática, o que será abordado no curso.
Para Fabiana Gracioli, coordenadora do projeto, ações, como essa, são muito importantes, pois impactam positivamente a vida dos participantes, não apenas como forma de expressão artística, mas também como oportunidade de melhoria de vida. “Capacitar, com o objetivo de gerar renda, é a tônica do projeto ‘Arte da Terra’, mas, mais do que isso, promover bem-estar, estimular a criatividade e o trabalho cooperativo, por meio da arte e do fazer manual. As oficinas foram pensadas de modo a promover o aprendizado das principais técnicas cerâmicas, mas também a capacitar os alunos a criarem identidade para suas peças, serem capazes de divulgá-las de maneira eficaz, precificá-las e vendê-las, individualmente ou como produção coletiva. Orientados por professores bastante experientes, os alunos do projeto terão uma oportunidade muito especial de adentrarem no universo da cerâmica, com possibilidade real de geração de renda, pela economia criativa!”, acrescenta.
Ao final do curso, será realizada uma exposição aberta à comunidade, onde, além de apreciar as obras produzidas no decorrer das aulas, os alunos poderão comercializar suas peças, com o intuito de promover o empoderamento dos participantes como ceramistas e destacar a importância da economia criativa na sociedade.
A Ação Comunitária Inhayba está localizada na Estrada do Sol, s/n, Caixa de Luz 3.000, Estrada de Inhayba, em Sorocaba.
Foto: Projeto “Arte da Terra”