A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), deu início, nesta quarta-feira (16), à Semana de Combate à Poluição, com blitze de controle de ruído emitido por escapamentos de motocicletas e ações educativas, em alusão ao Dia do Combate à Poluição (14 de agosto).
A programação municipal tem como intuito orientar e conscientizar a população sobre as principais formas de poluição e como combatê-las e, assim, proporcionar ainda mais qualidade de vida aos sorocabanos. O Dia do Combate à Poluição integra o calendário oficial das datas alusivas ao meio ambiente de Sorocaba, instituído pela Lei Municipal nº 8.812/2009.
Nesta quarta-feira (16), das 11h às 14h30, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Sema, mais a Secretaria de Mobilidade (Semob), a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Militar (PM) realizaram novas blitze de controle de ruído emitido por escapamentos de motocicletas, em dois pontos da Zona Oeste. As ações ocorreram na Avenida Santa Cruz com a Rua Emílio Pedutti, no Jardim Vera Cruz, e na Avenida Américo Figueiredo com a Rua Prof. Edemir Antônio Digiampetri, no Júlio de Mesquita Filho. Foram aplicadas, no total, 27 autuações e uma moto foi apreendida pela PM.
O objetivo da operação integrada é coibir a poluição sonora na cidade, causada pelos escapamentos desregulados de motocicletas, o que gera incômodo e potenciais danos à saúde da população, como estresse, cansaço, dor de cabeça, dentre outros.
Nas blitze, profissionais da Sema avaliaram cinco motocicletas, com o uso do equipamento sonômetro (medidor dos níveis de intensidade do som), e três delas foram autuadas por infração ambiental, no valor de R$ 2.956,43 (Lei Municipal nº 11.367/2016). Os agentes de trânsito da Semob, por sua vez, autuaram 19 motociclistas por irregularidades diversas, com base no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Já, a PM avaliou cinco motocicletas. Destas, todas foram autuadas e uma delas foi apreendida, igualmente por irregularidades previstas no CTB.
A Sema disponibiliza, de forma permanente, uma pesquisa on-line para identificar quais são as principais vias da cidade com maior incidência desse tipo de poluição sonora. Os locais são informados às autoridades de segurança para o planejamento das próximas ações integradas. Para participar da pesquisa, basta acessar o formulário no site da Sema: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/.
Também pela manhã, entre 9h e 11h30, a Sema promoveu a blitz educativa “Moto barulhenta ninguém aguenta!”, no bolsão de estacionamento do Parque das Águas, no Jardim Abaeté, com apoio de agentes de trânsito da Semob. No total, 100 motoristas foram abordados e receberam material informativo, com o intuito de conscientizá-los sobre os males causados pela poluição sonora de escapamentos desregulados das motocicletas.
Já, no período da tarde, das 13h às 17h, a Sema realizou uma ação educativa em quatro oficinas que realizam manutenção em motocicletas, no Além Ponte. Lá, a equipe de Educação Ambiental abordou os profissionais da área sobre a legislação municipal referente aos ruídos emitidos por escapamentos veiculares.
O intuito foi de que os profissionais das oficinas também auxiliem na conscientização de seus clientes acerca da necessidade de realizar a manutenção periódica dos escapamentos, bem como a importância de manter o motor, o sistema de escapamento, o sistema de admissão de ar, encapsulamentos, barreiras acústicas e outros componentes do veículo que influenciam diretamente na emissão do ruído, conforme a configuração original do fabricante.
Programação prossegue até sexta-feira (18)
Nesta quinta-feira (17), das 8h30 às 12h30, a Semana de Combate à Poluição contará com ciclo de palestras sobre os impactos da poluição, no Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, voltadas a universitários e empreendedores, que receberão, posteriormente, um certificado de participação. As vagas são limitadas, por isso, é necessário se inscrever previamente pelo link: https://tinyurl.com/palestrascombateapoluicao.
A programação contará com as seguintes palestras: “Poluição do solo”, com o engenheiro ambiental Edson Thiago Santoro Alves, às 9h; “Poluição Hídrica”, com o biólogo Luiz Augusto Assumpção, do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), às 9h45; “Emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) e as mudanças climáticas”, com a técnica ambiental da Sema, Sara Amorim, às 11h; e “Poluição: o que podemos fazer para combater?”, com a técnica ambiental da Sema, Camila Alvares Rosa, às 11h45.
Por fim, na sexta-feira (18), das 9h às 13h, a população poderá participar da Feira de Combate à Poluição, na Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro de Sorocaba, com diferentes atividades gratuitas voltadas a pessoas de todas as idades.
Uma delas será a feira de adoção de pets, do programa “D + uma chance, adote uma vida!”, uma campanha permanente de adoção responsável de animais de estimação da Sema. Outra atividade será a doação de mudas de árvores, com o intuito de estimular os moradores a plantarem árvores em calçadas e quintais.
A população também terá a oportunidade de conferir a exposição de animais taxidermizados (“empalhados”) e receberem orientação sobre os riscos das queimadas à saúde pública e ao meio ambiente; poluição industrial; importância do descarte correto de resíduos; e destinação correta de óleo de cozinha usado.
Já, a equipe de Educação Ambiental do Saae/Sorocaba vai estimular a população a refletir sobre o meio ambiente, com relação à poluição hídrica.
Os munícipes que forem ao local ainda poderão destinar equipamentos eletrônicos de informática, já sem uso, ao projeto Metareciclagem, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), e aprender o quanto é essencial que esses materiais não sejam descartados no lixo comum e, sim, encaminhados à destinação ambientalmente adequada. Todos os itens são recuperados pelo Metareciclagem nos cursos de capacitação da Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios (Uniten) e são encaminhados ao Fundo Social de Solidariedade (FSS), para doação a entidades assistenciais cadastradas. Os itens que realmente não têm utilização são encaminhados às cooperativas da cidade, gerando renda aos seus associados, materiais, esses, que são encaminhados à logística reversa.
Por fim, a Secretaria da Saúde (SES) levará à Feira de Combate à Poluição uma exposição da Divisão de Zoonoses, sobre prevenção e combate à dengue e outras doenças.
Fotos: Sema