A Prefeitura de Sorocaba reconheceu, por meio da entrega de uma placa comemorativa, nesta sexta-feira (1), o empenho da Polícia Civil, da Polícia Militar (PM) e da Guarda Civil Municipal (GCM), em contribuir para que Sorocaba seja reconhecida como a sexta cidade mais segura do Brasil, na categoria de 500 mil a um milhão de habitantes, conforme o anuário 2023 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em parceria com o Ministério da Saúde, do Governo Federal.
Na ocasião da entrega das homenagens, também foi anunciado o lançamento de um projeto-piloto para criação de uma base conjunta da Polícia Civil e da GCM, no Éden, prevista para começar a operar em novembro deste ano.
Pessoalmente, o prefeito Rodrigo Manga, acompanhado do vereador João Donizeti, líder de Governo na Câmara Municipal, entregou a horaria ao Tenente-Coronel Sidney Gomes, durante visita à sede do 7º Batalhão da PM do Interior (7º BPMI), assim como ao delegado José Humberto Urban Filho, na Delegacia Seccional de Sorocaba, cada um representando suas respectivas Corporações. Da mesma forma, na sequência, o secretário de Segurança Urbana (Sesu), Alexandre Caixeiro, e o Comandante da GCM, Davi Dutra, também foram agraciados em ato na sede da Corporação.
“O objetivo das visitas foi justamente agradecer pelos relevantes serviços prestados à população, pelas equipes que integram cada uma dessas forças de segurança. Todas atuam com eficiência e sintonia, de forma integrada, cada qual desempenhando seu papel com empenho. A Administração Municipal continua como parceira dessas instituições, em todo tipo de ação voltada à melhoria da segurança e da qualidade de vida dos sorocabanos”, apontou o prefeito Rodrigo Manga.
Projeto-piloto
O destaque ficou por conta da confirmação de que o 6º Distrito Policial do Éden irá ocupar um novo imóvel no bairro. Os trâmites já foram iniciados e a nova unidade será compartilhada entre a Polícia Civil e a GCM. Uma guarnição da GCM, composta por dois guardas e uma viatura, será alocada para o novo Distrito Policial no Éden.
“É um projeto inovador, pois a GCM terá à disposição espaço adequado, com completa infraestrutura, dentro de uma unidade da Polícia Civil. A medida será estratégica, para facilitar, sobretudo, o deslocamento para atendimento de ocorrências nessa região com mais agilidade, além de promover cada vez mais a integração entre as forças de segurança”, complementou o secretário da Sesu. Ou seja, será uma equipe que vai atuar de forma setorizada nessa região.
“A medida faz parte de um processo de modernização das instalações de cada Distrito Policial, a ser executada de forma gradual, para melhorar continuamente o atendimento à população. Outra novidade é que, em parceria com a Prefeitura, teremos 15 estagiários para prestar atendimento inicial aos cidadãos nos Distritos, assim como aguardamos para janeiro e julho a chegada de mais policiais. Essas parcerias com o Poder Público têm sido fundamentais na promoção da segurança pública”, frisou o delegado seccional.
Na ocasião, José Urban retribuiu a gentileza do prefeito Rodrigo Manga, entregando um relatório com dados atualizados de ocorrências atendidas pela Polícia Civil, neste ano, na cidade. “Por exemplo, somente em agosto, foram efetuadas 100 prisões, o que é um número muito significativo. Podemos dizer, ainda, que, em Sorocaba, não há crime de repercussão que não tenha sido esclarecido”, complementou.
Durante a visita à Delegacia Secional, também estiveram presentes os delegados-assistentes Weldon Carlos da Costa, Marta Ayres Cardum e Silvia Elmara, além dos delegados Romeu Lara Júnior (2º DP), Mário Ayres (3º DP), Régis Campos Vieira (6º DP), Acácio Aparecido Leite (8º DP), Francisco Fraga Silveira (8º DP), Ana Luísa de Carvalho (9º DP) e Alessandra Reis dos Santos Silveira (Delegacia de Defesa da Mulher – DDM).
Novo Batalhão da PM
Em contrapartida, o comando da PM em Sorocaba já está mobilizado para colaborar na viabilização da criação de um segundo Batalhão da Corporação na cidade, o que já está nos planos da Secretaria de Segurança Pública do Estado. A expectativa é que a nova unidade seja instalada na Zona Norte, agregando, ainda, os agrupamentos de Força Tática e de uma 1ª Companhia da PM.
“A instalação de um novo Batalhão implicará no aumento do efetivo em aproximadamente 400 policiais. A descentralização das bases, com unidades em diferentes regiões da cidade e estando mais próximas da comunidade, é uma estratégica que está sendo planejada, o que incluirá, também, uma Companhia da PM na Zona Leste e outra, na Zona Sul”, explicou o Comandante do 7º BPMI.
Após receber a horaria, o Tenente-Coronel Sidney presenteou o prefeito Rodrigo Manga com um livro histórico da PM; um minitoten contendo o brasão histórico do 7º Batalhão e um kit, contendo material promocional da corrida que é realizada anualmente pela Corporação e que integra o calendário anual de eventos de Atletismo na cidade. O coordenador operacional do 7º BPMI, Major Isaías Pires, e o comandante do 15º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Sorocaba, Ivan Godinho, também estiveram presentes.
Valorização do servidor
Na sede da Sesu, a entrega da placa comemorativa teve também a presença do Comandante Operacional da GCM, Régis Alonso, e do Coordenador da Defesa Civil, Rodrigo Balbinot, acompanhados de outros guardas municipais e de integrantes do Setor de Inteligência da Sesu e do Canil.
“Estamos muito lisonjeados. A dedicação, aqui, é 24 horas atuando em prol da sociedade e a união de forças faz toda diferença. A valorização do funcionalismo público tem sido uma constante na atual Administração Municipal e os GCMs, hoje, se sentem valorizados”, disse o Comandante da Corporação, Davi Dutra. Nesse sentido, citou a realização do concurso interno de carreiras, a entrega da nova Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização (Efae) e a realização do concurso para ingresso de 50 novos guardas, que está em andamento.
O secretário Alexandre Caixeiro lembrou, na ocasião, que o sucesso da Sesu na utilização de ferramentas de segurança tem servido de modelo para outros municípios. “Estamos sendo procurados por representantes de outras cidades, devido à implantação do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública – Central de Atendimento e Despacho (Sinesp-Cad), que diminuiu o tempo de resposta, para menos de 15 minutos, no atendimento a ocorrências. Assim como pelo uso do aplicativo de denúncia e proteção às vítimas de violência doméstica, em que temos 1.200 pessoas cadastradas e monitoradas”, exemplificou.
“GCM, PM e Polícia Civil, dentro de suas atribuições e desafios, não medem esforços para exercer um trabalho de qualidade, promovendo iniciativas que contribuam para que Sorocaba avance para ser a melhor do País para se viver”, finalizou o prefeito de Sorocaba.