A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, inicia o processo de uma nova padronização da comunicação visual dos veículos que operam como táxi na cidade. A medida está especificada em na Resolução nº 5/2023, publicada na edição de segunda-feira (4) do jornal “Município de Sorocaba”.
“A medida tem como objetivo proporcionar a uniformidade de informações, facilitando a visualização, tanto para os usuários, quanto para os fiscais do sistema, considerando a diversidade de modelos de veículos. Aliás, os padrões propostos são flexíveis e podem permitir adaptações, sem prejuízo algum nesse processo”, aponta o diretor-presidente da Urbes, Sergio Barreto.
A cor padrão para os veículos utilizados no Serviço de Transporte Individual de Passageiros – Táxi passa a ser “prata”. O cumprimento da adequação dessa exigência deve ocorrer na troca do veículo, para aqueles que, na data da publicação dessa nova resolução, já operam nesse serviço.
Na nova resolução, constam, inclusive, os padrões de cores, dimensões e formatações dos números e textos para os adesivos especificados para a nova padronização, itens que devem ser cumpridos a partir da renovação do alvará. Neste caso, há um modelo específico para aqueles de cor clara e outro, para os de cor escura.
As tonalidades definidas para os adesivos são: amarela, preta e azul, a serem aplicadas em determinados pontos na frente, lateral e traseira do veículo.
Para os motoristas que vão começar a operar no serviço de táxi, a partir de novas autorizações concedidas pela Urbes, o requisito de cumprir todas as regras de padronização é obrigatório, de imediato.
“A Administração Municipal, assim como acontece no sistema de transporte coletivo, também volta seu olhar atento para a categoria dos taxistas, que prestam um excelente trabalho à população. De antemão, já agradecemos a cooperação de todos em prol da padronização da atividade e melhoria contínua desse tipo de serviço e das condições de trabalho em Sorocaba”, complementa o responsável da Urbes.
A Urbes está à disposição para orientar os taxistas quanto ao procedimento. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (15) 3519-3100 (ramais 3271/3267/3266/3277), (15) 3519-3112, (15) 3519-3115 e (15) 3519-3171 ou pelo e-mail: [email protected] .