Sorocaba

ESPECIAL 1.000 DIAS DE GOVERNO – Ações de Segurança na cidade estão voltadas à prevenção, inteligência de operações e humanização – Agência de Notícias

 

Uso de ferramentas tecnológicas e trabalho integrado entre as forças policiais são as principais estratégias adotadas; não é por menos que Sorocaba ocupa o 6º lugar entre as cidades mais seguras do País, conforme ranking do IBGE

 

A Administração de Sorocaba, por meio da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), tem agido, sobretudo, no sentido de assegurar proteção e guarda do patrimônio público e da população, com ações baseadas em três pilares: prevenção, inteligência de operações e humanização. Nesse sentido, o trabalho integrado com outras forças policiais, colaborando no combate à criminalidade em geral, assim como o uso de ferramentas tecnológicas têm sido as principais estratégias adotadas pela atual Gestão Municipal nos últimos anos.

Uma das frentes de ação é a implantação, em pleno andamento, do Centro de Operações Integradas e Inteligentes (COII), com modernos equipamentos de segurança e mobilidade urbana. A iniciativa ampliará o sistema existente, cujo Centro de Operações atual (COEI) funciona na sede da Sesu, no Jardim Ana Maria, Zona Norte da cidade, onde atuam em torno de 25 guardas civis municipais (GCMs). Com a ampliação, serão mais 110 câmeras, para monitoramento de espaços públicos e próprios municipais, sendo que as instalações começaram pela região de Brigadeiro Tobias.

A Segurança Urbana tem acesso, atualmente, a mais de 120 câmeras em pontos estratégicos da cidade, operadas de forma conjunta com a Secretaria de Mobilidade (Semob), que também mantém seu próprio Centro de Controle. Sorocaba igualmente já conta com uma estrutura de câmeras no conceito de “muralha eletrônica”, para controle nas principais entradas e saídas da cidade. São utilizadas câmeras que permitem identificar placas de veículos, por exemplo, e a modernização vai permitir o reconhecimento facial e de objetos, entre outras aplicações estratégicas.

Desde 2021, há registro de mais de 130 ocorrências em que o sistema de câmeras foi determinante para o sucesso das ações. São ocorrências que envolvem, sobretudo, localização e apreensão de veículos, furto, pichação, entre outros combatidos. “Sorocaba busca o que há de melhor e mais moderno em segurança pública, iniciativas que já são sucesso comprovado em outros grandes centros urbanos. Diminuímos o tempo de resposta nas ocorrências, para menos de 15 minutos, e otimizamos o planejamento operacional das equipes, trabalhando sempre em conjunto com a Polícia Militar, a Polícia Civil e a Polícia Federal”, comenta o secretário da Sesu, Alexandre Caixeiro.

Tanto é que plataformas integradas, como Córtex, do Governo Federal, Detecta, do Governo do Estado de São Paulo, e Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública – Central de Atendimento e Despacho (Sinesp-Cad), também do Governo Federal, foram adotadas, permitindo a gestão de operações, facilidade no processo de produção de pesquisas e compilação de resultados de ações de segurança, a partir de acesso a bancos de dados, imagens e demais informações sobre registros de ocorrências e consulta de veículos e pessoas em todo o território nacional.

Desde 2022, a Segurança Urbana conta com duas aeronaves não tripuladas (drones), de última geração (equipados com luzes auxiliares, farol, alto-falantes e câmeras termais), para uso em operações cotidianas ou especiais da Guarda Civil Municipal, Defesa Civil e Patrulha Ambiental.

Na região central, há, ainda, o novo totem de videomonitoramento 360°, nas proximidades do Mercado Municipal. O Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) é o gestor dessa ferramenta, que opera em fase de testes, em parceria com a Sesu. O dispositivo está equipado com cinco câmeras, para auxiliar no monitoramento de todo perímetro, e um intercomunicador, para atendimento aos munícipes, em caso de qualquer tipo de emergência. Possui câmera de reconhecimento facial, microfone, botão antivandalismo, detector de ruídos, alto-falante (que possibilita a divulgação de comunicados e informativos de interesse público) e sistema antitrote, para evitar falsas ocorrências. O monitoramento cabe à GCM.

Neste ano, a Segurança Urbana ainda colocou em funcionamento a Inspetoria de Operações Especiais (IOPE), novo setor especializado da GCM, criado para dar apoio operacional às atividades de patrulhamento e descentralizar o atendimento, promovendo ainda mais agilidade. A IOPE tem treinamento diferenciado e, quando solicitada, presta apoio às outras forças de segurança. Inicialmente, Sorocaba terá duas unidades da IOPE, uma delas já operando na base localizada no Parque dos Espanhóis, e outra que está em construção no bairro Wanel Ville, prevista para ser concluída até julho de 2024 e que vai abrigar também a sede do Canil da GCM.

A retomada da Operação Delegada, via convênio com o Governo do Estado, para contar com a atuação de PMs, nos horários livres de escala de trabalho, atuando como agentes do serviço público municipal, é outro marco da atual Administração. A iniciativa contribui para dar sequência às operações conjuntas, como a “Saturação” (coibindo “pancadões” e eventos clandestinos) e a “Ferro-velho” (combatendo casos de receptação e inibindo furtos).

Outra ação colocada em prática, desde janeiro de 2021, é o programa “HumanizAção”, inclusive nos fins de semana e feriados. São equipes multiprofissionais da Prefeitura, com o apoio da GCM, atuando em todas as regiões da cidade, também na questão do tratamento da dependência química. A prioridade é o apoio social a pessoas em situação de rua e a prevenção e o combate ao uso de drogas, estando também diretamente ligado à segurança pública e à preservação do patrimônio público.

Desde o início de 2021 até agosto de 2023, o programa “HumanizAção” realizou 17.275 abordagens sociais a pessoas em situação de rua, gerando 14.941 oportunidades de acolhimento no Serviço de Obras Sociais (SOS). Foram 14.365 encaminhamentos ao Centro de Triagem; perto de uma centena recebeu cuidados em saúde e 2.189 pessoas conseguiram retornar ao lar de origem, em Sorocaba ou outras cidades de procedência.

Outro feito da atual Gestão é a adoção de um Plano de Carreira à GCM, o que inclui a realização de concurso público para ingresso na Corporação, iniciativa que reconhece, valoriza e fortalece a Guarda Civil Municipal e que não era realizada no município há 12 anos, ou seja, desde 2011.

E não é por menos que Sorocaba ocupa, atualmente, o 6º lugar entre as cidades mais seguras do País, na categoria de 500 mil a um milhão de habitantes, conforme ranking do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base no anuário 2023 “Cidades mais seguras do Brasil”, realizado em parceria com o Ministério da Saúde do Governo Federal.

“A Administração Municipal entende que, apesar de todos esses importantes avanços, ainda há muito a fazer, promovendo cada vez mais ações para melhorar os índices de segurança na cidade e garantir cada vez mais qualidade de vida aos sorocabanos”, enfatiza o prefeito Rodrigo Manga.

 

Outras ações:

– Iniciada em 2022, a “Operação Ferro-Velho” fiscalizou 250 estabelecimentos, sendo que quatro foram interditados, 117 notificados e 55 multados, devido a irregularidades.

– 60.327 atendimentos de ronda escolar; 221 ocorrências de prevenção e combate ao tráfico de drogas; 912 atendimentos em operações integradas; 946 atendimentos em operações especiais e 477 atendimentos em proteção e combate à violência contra a mulher, desde 2021.

– Defesa Civil contabiliza mais de 3.800 atendimentos, desde 2021, destacando-se as vistorias preventivas, além de orientações à população.

– Inaugurada em 2023, as instalações da Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização (Efae) são importante braço institucional da GCM, voltado à capacitação e formação de Guardas Civis dos municípios da Região Metropolitana.

– Patrulha Legal, uma iniciativa de cunho educativo, criada em 2023, voltada à prevenção e ao combate ao uso de drogas, orientando crianças e jovens sobre os inúmeros perigos envolvidos nessa prática e como ficar longe das substâncias tóxicas ilícitas. A ação ocorre em escolas e instituições que atendem a esse público na cidade.

 

Confira todas as matérias especiais referentes aos 1.000 dias da atual Administração: https://noticias.sorocaba.sp.gov.br/category/1000-dias/