As equipes do programa municipal “HumanizAção”, desde 2021, atuam na cidade, 24 horas por dia, de domingo a domingo, oferecendo acolhimento e auxílio a pessoas em situação de rua. Ao longo do último mês de setembro, o programa realizou 687 abordagens sociais especializadas a pessoas nessas condições, sendo que esses atendimentos geraram 590 oportunidades de acolhimento no Serviço de Obras Sociais (SOS).
Ao aceitar o acolhimento, a pessoa tem à disposição no local, diariamente, alimentação saudável, banho quente, roupas limpas e lugar para o pernoite, além da atenção cuidadosa e humanizada que caracteriza esse serviço. Ainda, sempre que necessário, também é feito o encaminhamento dos que precisam para serviços de saúde. O objetivo principal desse trabalho é propiciar chances reais para uma verdadeira mudança de vida, contribuindo para a reinserção dessas pessoas no convívio em comunidade.
“Trabalhamos, dia após dia, em variados pontos da cidade, para auxiliar essas pessoas em situação de rua, para que elas tenham uma nova chance, um recomeço. Durante a abordagem social, mostramos as vantagens do acolhimento e as oportunidades que poderão vir desse passo importante, para que as mesmas aceitem, junto conosco, lutar pelo resgate da dignidade que tinham antes de deixarem seus lares”, relata o secretário do Gabinete Central (SGC), João Alberto Corrêa Maia. “Essa ação exige empenho diário e nós, das equipes atuantes, não medimos esforços para fazer a diferença na vida dessas pessoas”, completa.
Somente em 2023, de janeiro a setembro, já foram realizadas 7.444 abordagens sociais a pessoas em situação de rua, que resultaram em 6.405 encaminhamentos aos serviços de assistência social e saúde proporcionados pelo programa, considerando que cada indivíduo costuma receber mais de uma abordagem e mais de um encaminhamento, ao longo do período.
O “HumanizAção” é realizado de forma integrada por equipes da Secretaria do Gabinete Central (SGC), Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), Secretaria da Cidadania (Secid), com sua Coordenadoria de Álcool e Outras Drogas junto à Divisão de Política para Pessoas em Situação de Rua, além da Secretaria da Saúde (SES). Também conta com o importante auxílio da Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), Secretaria de Mobilidade (Semob) e Urbes – Trânsito e Transportes.
Ações diárias
Ao longo desta quinta-feira (5), as equipes do programa municipal realizaram 70 abordagens especializadas a pessoas em situação de rua, em 23 diferentes pontos da cidade, sendo que 25 delas aceitaram receber acolhimento no SOS.
As equipes percorreram os seguintes locais: Avenida São Paulo, Rua Jurandir Escabia, Avenida Santa Cruz, Rua Artur Feliciano da Silva, Rua Uruguai, Avenida Cel. Nogueira Padilha, imediações da Rodoviária, Rua Humberto de Campos, Praça Cel. Fernando Prestes, Largo de São Bento, Praça Frei Baraúna, Praça Pio XII, Rua Antônia Cândido de Camargo, Avenida Dom Aguirre, Praça Castro Alves, Rua Padre Luiz, Rua Dr. Álvaro Soares, Boulevard Barão do Rio Branco, Rua Sete de Setembro, Avenida Gen. Carneiro, Avenida Dr. Armando Pannunzio e Rua Cláudio Manoel da Costa.
Saiba como ajudar
A população pode sempre colaborar com as atividades do programa, informando os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua necessitando de cuidados e acolhimento, assim como doando roupas, cobertores e alimentos. O contato pode ser feito pelo WhatsApp: (15) 99666-2636, que pode ser acessado 24h por dia, ou pelos telefones: (15) 3229-0777, do SOS; (15) 3212-6900, da Secretaria da Cidadania (Secid) e 153, da Guarda Civil Municipal (GCM).