Sorocaba

Inédito no setor público, quadro “O Contratado” estreia no Mutirão de Empregos Sorocaba com várias contratações de imediato  – Agência de Notícias

Com a proposta de sempre fomentar a empregabilidade na cidade de Sorocaba, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional (Sert), lançou, nesta terça-feira (31), o quadro “O Contratado”, durante o evento Mutirão de Empregos Sorocaba – Edição especial de aniversário de 2 anos, realizado no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS).

Realizada pela primeira vez e inédita no setor público, a ação reuniu mais de 50 empresas e agências de recrutamento e seleção, com seus proprietários e responsáveis pelo setor de Recursos Humanos, para selecionar e contratar, na hora, quem se destacasse durante as entrevistas no mutirão.

Neste quadro especial do evento, as empresas participantes, representadas pelas suas diretorias e lideranças de RH, apresentam a corporação contratante, bem como as vagas de emprego abertas e lançam o desafio aos candidatos, perguntando: quem gostaria de ser contratado(a)? Os participantes, então, sobem ao palco e ficam, frente a frente, com os empregadores e, em 30 segundos, devem se apresentar, falar sobre seu perfil e por que a empresa deve contratá-los. Após essa entrevista “ao vivo”, os empresários e dirigentes analisam os participantes e anunciam, na hora, o nome do candidato selecionado e a devolutiva: “você está contratado(a)”.

“Considero que promover a empregabilidade é o melhor programa social que existe, é como abençoar vidas! Por isso, sempre criamos novas estratégias que visam acelerar esse programa em Sorocaba, atraindo mais empresas durante o “Mutirão de Empregos Sorocaba” e disponibilizando milhares de vagas de trabalho a todos os participantes no local”, relata o prefeito Rodrigo Manga.

“Como forma de sempre inovar, lançamos, na edição de dois anos do Mutirão de Empregos, o quadro ‘O Contratado’, em que o participante pode sair do evento contratado em instantes. É uma ideia inovadora que, ao mesmo tempo, agiliza para a empresa achar o profissional desejado e, para o munícipe, o emprego tão sonhado”, ressalta o secretário da Sert, Hudson Pessini.

“Planejar o quadro ‘O Contratado’, convidar empresários e dirigentes de toda a cidade para participarem do evento e ver essa inovação sendo executada, abençoando vidas por meio da empregabilidade, é algo inesquecível. Programas, como esse, são fundamentais para Sorocaba, pois, a partir deles, vidas são transformadas, após a tão sonhada recolocação no mercado de trabalho”, disse o diretor de área da Sert, Bruno Santana.

Maria Tereza da Silva Bueno, de 50 anos, estava há tempos fora do mercado de trabalho. Ela foi a primeira, entre os contratados, na hora, pelo novo quadro “O Contratado”. No outro dia, Maria Tereza já começou na vaga de atendente em uma rede do ramo alimentício na cidade. “Fico muito feliz em ter sido a primeira contratada pelo novo quadro e participado do ‘Mutirão de Empregos Sorocaba’. Agradeço primeiramente a Deus e a todos os envolvidos por esse importante trabalho”, concluiu.

Mutirão de Empregos Sorocaba

O programa municipal “Mutirão de Empregos Sorocaba” é realizado mensalmente, no Parque Tecnológico (PTS), toda última terça-feira de cada mês, sendo um facilitador às pessoas que procuram por uma nova oportunidade de trabalho, com a oferta de vagas por meio das empresas, agências de recrutamento e seleção e do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), ligado à Sert, além de cursos profissionalizantes, tudo isso em um só local.

Em outubro de 2023, o programa municipal comemorou dois anos de existência, com um total de mais de 27.400 pessoas encaminhadas ao mercado de trabalho e 35.100 atendidas.

Não por acaso, Sorocaba foi a grande campeã nacional do “Prêmio Cidades Sustentáveis 2023”, no Eixo Econômico, entre as cidades brasileiras com mais de 500 mil habitantes, pelo resultado expressivo em geração de empregos e renda, com o programa “Mutirão de Empregos”, sendo modelo para muitas cidades brasileiras, como Araçariguama e Monte Mor, cujos representantes visitaram Sorocaba para conhecer o programa e já o colocaram em prática em seus respectivos municípios.