Fotos: Michelle Alves
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), iniciou uma nova fase de pavimentação da Rua Jacutinga, a principal via do bairro Jacutinga, Zona Oeste da cidade. Os trabalhos começaram nesta sexta-feira (4) e vão contemplar um trecho de 200 metros de extensão.
A ação é viabilizada em parceria com a iniciativa privada, mediante medida mitigadora da ADN Construtora e Incorporadora, em decorrência de investimentos feitos no município. Ao todo serão 1.400 metros quadrados de pavimento novo (200 metros lineares), cujas obras prosseguem pelos próximos 90 dias.
“Esperamos pelo asfalto faz uns 20 anos! Tem muita gente com criança pequena aqui e vai facilitar muito, pois é todo dia poeira ou barro”, disse a dona de casa Marinete Sandra Ferreira, 49 anos, que acompanhou o lançamento da obra. O ato contou com a presença de representantes do Executivo Municipal, Câmara de Vereadores e da empresa responsável.
“E não estamos nada preocupados com possíveis transtornos de obras. Pode fazer sim os trabalhos, pois vale cada sacrifício. A casa da gente não para limpa, de pó da rua de terra. Depois de entregue a pavimentação, isso tudo vai mudar”, completou a também dona de casa Ester Jaqueline, 27 anos.
Outras melhorias no bairro
Em dezembro do ano passado, a Prefeitura de Sorocaba fez a entrega das obras de drenagem e pavimentação em um trecho de 8.600 metros quadrados da Rua Jacutinga, mais uma vez em uma parceria com a iniciativa privada. Foram implantados 1.247 metros de tubulações, além de 21 poços de visita e 28 bocas de lobo.
Naquela ocasião, as intervenções ficaram a cargo da MRV Engenharia e do Grupo Pão de Açúcar, executadas pela empresa Terjac, contratada para essa finalidade com investimento de aproximadamente R$ 3 milhões. A primeira foi responsável por doar os materiais e fazer a pavimentação da via, enquanto a segunda, pela construção de toda a rede de drenagem.
Essa região da cidade também está recebendo a adequação da rede de esgoto, beneficiando em torno de 300 famílias, a partir da instalação de 8.259,69 metros lineares de redes coletoras. Até o momento, mais de 6.500 metros (aproximadamente 80% do total previsto) já estão concluídos, com previsão de término de todo o restante ao longo deste ano.