NOTÍCIAS

Cícero diz que vai recorrer da decisão que suspende obras no Parque da Cidade

Prefeito Cícero Lucena. Foto: divulgação/Secom-JP. Angélica Nunes

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), disse nesta sexta-feira (21) vai recorrer da decisão da juíza Érica Virgínia da Silva Pontes, da 6ª Vara de Fazenda Pública da Capital, que mandou suspendeu as obras do Parque da Cidade, no antigo Aeroclube.

A decisão atendeu a um pedido do Instituto Protecionista SOS Animais e Plantas, que apontou riscos para a fauna e flora do local com o projeto da prefeitura.

De acordo com a ONG, a área abriga grande biodiversidade, incluindo corujas, cobras, garças, pássaros diversos e plantas. Com o aterramento, a vegetação e os animais que lá vivem podem desaparecer.

Reposta de Cícero

Cícero disse que a Prefeitura ainda não foi notificada da decisão, mas que acredita que a juíza foi mal informada.

“O que tenho a dizer é que ainda não fui notificado. O que eu tenho a dizer é que nós estamos cumprindo todas as etapas legais da legislação. Eu ouvi alguém reclamando ou postando que está falando de lagunas, lagunas não é no parque, informaram a juíza de forma enganosa”, disse.

O prefeito disse, ainda, que já há uma planejamento da prefeitura para resolver a questão. “Até porque o que está se falando de tirar os animais, já está na nossa programação. Nós vamos acolher na Bica ou outros espaços, para que elas possam continuar sobrevivendo”, afirmou.

O secretário Municipal do Meio Ambiente, Welison Silveira, explicou que há um processo de requalificação ambiental de toda área, com estudos ambientais, requalificação do solo, identificação de fauna e flora. “Não haverá nenhum tipo de obra que não atenda as especificações dos estudos ambientais. Já foi realizada a primeira etapa do sistema aviário, já trouxe uma solução muito boa para quem mora aqui nas residências e quem faz o trânsito do entorno do Parque do Parque, no Aeroclube, e aí, a partir de agora, inicia-se uma série de fases que está contemplando, inclusive, os estudos ambientais”, garantiu.

Parque da Cidade. Foto: Secom-JP/Arquivo/Maquete 3D. Angélica Nunes

Etapas do Parque

A declaração foi dada durante a assinatura da ordem de serviço para segunda etapa do Parque José Targino Maranhão (Parque da Cidade), na manhã desta sexta-feira.

Na 1ª etapa, foram feitos investimentos de mais de R$ 7 milhões no sistema viário no entorno do parque, com requalificação de mais de 40 ruas de acessos e de contorno do parque.

Nesta 2ª etapa, serão contempladas novas obras de requalificação de mais vias do entorno, ciclovias, estacionamento, além da implantação de um túnel que interligará os bairros Aeroclube e Manaíra, por meio das ruas Miriam Rabelo e Esperança. O investimento, segundo a gestão municipal, é de R$ 123,1 milhões.

O parque terá equipamentos para práticas esportivas, atividades culturais e de lazer, incluindo: quadras street ball, beach tennis, poliesportivas, society, tênis, skate park, pista para bike (BMX park), play aquático, anfiteatro, academia da melhor idade.