Começaram às 7h desta terça-feira (2) as inscrições para um novo edital do programa Mais Médicos, do Governo Federal. E das 3.184 vagas disponibilizadas para todo o Brasil, 74 são destinadas para municípios paraibanos. Em geral, para áreas vulneráveis em que faltam profissionais para atuar.
As inscrições vão até 18h de sábado (6) e as vagas na Paraíba são para 46 municípios diferentes. De acordo com o edital, 20% das vagas são reservadas para grupos étnico-raciais e 9% para pessoas com deficiência. Isso significa que na Paraíba são 55 vagas para ampla concorrência, 4 para pessoas com deficiência e 15 para grupos étnico-raciais.
João Pessoa com nove vagas e Campina Grande com seis vagas no total são os municípios paraibanos com mais oportunidades.
Confira os municípios paraibanos com previsão de vagas
- João Pessoa
- Campina Grande
- Aroeiras
- Natuba
- Alagoa Nova
- Alcantil
- Barra de Santa Rosa
- Belém
- Juazeirinho
- Monteiro
- Pocinhos
- Santa Cecília
- Solânea
- Taperoá
- Umbuzeiro
- Alagoa Grande
- Araçagi
- Araruna
- Baía da Traição
- Baraúna
- Barra de São Miguel
- Bonito de Santa Fé
- Brejo do Cruz
- Caaporã
- Cahoeira dos Índios
- Cacimba de Dentro
- Caiçara
- Caturité
- Conde
- Damião
- Guarabira
- Gurinhém
- Itaporanga
- Itapororoca
- Lucena
- Mamanguape
- Mogeiro
- Olho D’água
- Paulista
- Pilar
- Poço de José de Moura
- Salgado de São Félix
- Serra Grande
- Serra Redonda
- Teixeira
- Uiraúna
Confira o número de vagas por municípios em todo o Brasil
Podem participar da seleção médicos formados em universidades brasileiras ou com diplomas revalidados no Brasil e com registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), médicos brasileiros com habilitação para exercer a profissão no exterior e médicos estrangeiros com habilitação para exercer a profissão no exterior.
No caso dos médicos estrangeiros, o Ministério da Saúde exige que o profissional tenha conhecimento em língua portuguesa, além das regras de organização do Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo o edital, todos os candidatos devem estar com a situação regular na esfera criminal da Justiça nos últimos seis meses. No caso dos médicos brasileiros, também é necessário estar em dia com a Justiça Eleitoral.
O Governo Federal informou que, com o novo edital, o país terá 28 mil médicos atuando pelo programa.