NOTÍCIAS

Novo livro de Rubens Pinto Lyra traz memórias dos estudos práticos e teóricos sobre Política

Foto: Divulgação.

O Professor Emérito da UFPB, Rubens Pinto Lyra, lançou mais uma obra com olhar perito sobre a Ciência Política. Desta vez, algo ainda mais pessoal, mas não menos crítico sobre o ofício e a realidade que o cercou em anos observação do mundo social e político.

Memórias – Teoria e Prática de um Estudioso da Política (CCTA/UFPB) traz as principais ações e experiências da vida pública.

Na contracapa da obra, o professor de Sociologia Ricardo Musse (USP) afirmou que o trabalho é um exercício de memória, no qual Lyra confrontou às lembranças com documentos da trajetória intelectual.

“Não se trata de uma autobiografia, confessional, mas de uma esforço de compreensão que transcende os limites da vida privada e da formação pessoal, procurando entender os embates do indivíduos com o ambiente político social e cultural em que insere”, afirmou Musse.

O livro tem o prefácio do sociólogo Vicente Trevas, ex-secretário de Assuntos Federativos da Presidência da República. Segundo ele, um trabalho que revela a atuação de um intelectual “prolífero e autor de considerável produção acadêmica”.

“Uma produção voltadas para o conhecimentos da realidade social e política brasileira e de instrumentos idôneos que permitem aproximá-la dos ideais de democracia e socialista, que continuam a dar sentido às nossas vidas”, destacou o prefaciador.

Para o professor Giuseppe Tosi, que homenageia o professor nas “orelha” do livro, o autor, mais uma vez, traz o caráter independente e, muitas vezes, dissidente, do pensamento. “Cujas as críticas às mazelas da democracia alcançam, não apenas o pensamento e a política conservadora, mas também da própria esquerda”, destacou.

O autor

Professor Rubens Pinto Lyra. Foto: Divulgação.

A trajetória política e acadêmica do professor Rubens Pinto Lyra começa em 1964, quando, ainda calouro do curso de direito, ele sofre a sua primeira cassação. Daí em diante, ele atua como opositor do regime militar, tanto no movimento estudantil quanto no docente — suas atividades acadêmicas e sindicais foram acompanhadas detalhadamente pelos serviços de inteligência da ditadura —, até a promulgação da Constituição Cidadã (1988).

Na universidade, Pinto Lyra atuou como docente, pesquisador, gestor e promotor de iniciativas na área de extensão. Entre 1980 e 1981, ocupou a vice-presidência da ADUFPB como membro da diretoria da gestão “Construção Democrática”. Foi um dos artífices do ANDES-SN e, nos anos 1990, participou da nova esfera pública da cidadania como fundador e dirigente de instituições de direitos humanos.

Aposentado em 2004, intensificou a sua produção acadêmica, com mais de 30 livros publicados, todos voltados para a temática da democracia e do socialismo. Em reconhecimento à sua atuação, foi agraciado com a comenda Mérito Paraibano de Cidadania, da Assembleia Legislativa, a Medalha da Cidade de João Pessoa, maior honraria conferida pela Câmara Municipal da capital paraibana, e com o título de Professor Emérito, atribuído pela UFPB aos docentes aposentados que se destacaram em suas áreas. (Adufpb)