NOTÍCIAS

Turismo de SP oferece vagas no Mutirão Nacional de Empregos





Evento também conta com qualificação profissional nas áreas de hotelaria, restaurantes e hospitalidade



Mutirão Nacional do Emprego da UGT, na região central da capital paulista
Mutirão Nacional do Emprego da UGT, na região central da capital paulista

No Dia Nacional dos Direitos Humanos (12), a Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP) realiza o 2º Mutirão de Empregos para o setor, na capital paulista, com destaque para as mais de 200 vagas de inclusão social, incluindo posições especiais para negros, pessoas com deficiência, LGBTs e jovens aprendizes. No total, serão mais de 1.200 vagas que podem ser consultadas no portal da União Geral dos Trabalhadores, a UGT.

O mutirão é uma tentativa de impulsionar um dos setores que mais cresce na economia de São Paulo, representando cerca de 10% do PIB do estado, mas que lida diariamente com contratações informais, alta rotatividade e intensas jornadas de trabalho. “Temos que transformar o turismo em um ambiente cada vez mais inclusivo e de grande oportunidade de crescimento profissional”, afirma Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de SP. 

De forma presencial no Vale do Anhangabaú entre os dias 12 a 16 de agosto, o mutirão é uma iniciativa da Setur-SP e da União Geral dos Trabalhadores (UGT), ao lado de mais 10 parceiros do setor. Acontece simultaneamente ao Mutirão Nacional de Empregos 2024 e oferece oportunidades para candidatos a vendedores de agências de viagem, recepcionistas de hotéis, cozinheiros e garçons, trabalhadores ligados à governança e eventos. 

LEIA TAMBÉM: Transporte gratuito para grandes eventos estimula hospedagem no Centro de SP

O mutirão inclui orientação profissional para a montagem de currículos, serviços gratuitos de saúde e beleza, além de qualificação profissional nas áreas de hotelaria, restaurantes e hospitalidade. No ano passado, 30% dos candidatos não tinham o ensino básico completo, de acordo com a UGT. As vagas podem ser cadastradas gratuitamente e continuam ativas de forma virtual depois do evento.

A iniciativa tem a participação do Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), entre outros. O mutirão é uma iniciativa do Fórum Permanente de Empregabilidade em Turismo e Eventos, em parceria com o Instituto Federal de SP (IFSP), que tem realizado um diagnóstico de acompanhamento da empregabilidade para o mercado de turismo e eventos no estado de SP. Também são parceiros o Sebrae-SP, Senac-SP, Abav-SP, BBTur, Abrasel, Univale, Sistema Nacional de Empregos (Sine), ABIH-SP, Sindirest Bares, Abrasel entre outros.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap