Na terça-feira da semana passada a Assembleia Legislativa do Estado retornou de um recesso de 57 dias. A volta aos trabalhos foi marcada pela aprovação de um projeto que modificou a sistemática de sessões ordinárias na ‘Casa’, nos meses de agosto e setembro deste ano.
Agora os deputados irão realizar duas sessões a cada 15 dias. Uma semana inteiramente de folga e outra com duas sessões.
Um levantamento feito pelo Blog Pleno Poder, do Jornal da Paraíba, mostra como está a produtividade dos deputados no item apresentação de projetos de lei.
Do início deste ano até agora 9 parlamentares já ultrapassaram a marca de 30 projetos de leis ordinárias. Já 11 membros da Assembleia apresentaram menos de 10 propostas.
O deputado Doutor Romualdo, do MDB, lidera o ranking, com 191 projetos apresentados. O último cria um Programa de Saúde Preventiva nas escolas e foi aprovado em plenário. O emedebista está em seu primeiro mandato.
Depois dele aparece o deputado estadual Wallber Virgolino (PL). No segundo mandato como deputado, Virgolino já apresentou este ano 147 projetos. No primeiro mandato também se manteve nas primeiras posições nesse quesito.
Já no fim do ranking está o deputado João Paulo Segundo, do partido Progressistas. Novato na Assembleia, ele tem atuação na região de Boqueirão, mas por enquanto está zerado em termos de propostas.
João Paulo foi eleito na base eleitoral do ex-deputado Doda de Tião. E detalhe: em 2021 Doda também zerou em termos de projetos de lei, conforme registro à época feito pelo Blog. Uma ‘coincidência’ bastante incômoda para João Paulo Segundo.
Ranking de produtividade em projetos de leis ordinárias
Doutor Romualdo – 191
Wallber Virgolino – 147
João Gonçalves – 90
Adriano Galdino – 70
Eduardo Carneiro – 64
Danielle do Vale – 48
Anderson Monteiro – 36
Chica Motta – 36
Galego de Souza – 32
Chico Mendes – 29
Cida Ramos – 29
Jane Panta – 28
Sargento Neto – 27
Luciano Cartaxo – 26
Jutay Meneses – 22
Branco Mendes – 20
Junior Araújo – 18
George Morais – 17
Michel Henrique – 17
Inácio Falcão – 16
Wilson Filho – 16
Camila Toscano – 15
Chió – 15
Tovar Correia – 12
Caio Roberto – 10
Gilbertinho – 8
Taciano Diniz – 7
Fábio Ramalho – 7
Tanilson Soares – 6
Eduardo Brito – 3
João Bosco – 2
Doutora Paula – 2
Felipe Leitão – 2
Hervásio Bezerra – 2
Tião Gomes – 1
João Paulo Segundo – 0