O presidente Lula desembarca na Paraíba nesta quinta-feira (29) à noite. Conforme a assessoria do Planalto, a chegada será pelo Aeroporto Castro Pinto, na região Metropolitana de João Pessoa, às 20h20.
A agenda oficial, entretanto, começa na sexta-feira (30), às 11h, quando ele vai participar da inauguração de mais uma etapa do Canal Acauã-Araçagi, em Riachão do Poço, ao lado do governador João Azevêdo (PSB).
Em seguida, eles se deslocam para João Pessoa, onde irá ocorrer, a partir das 13h, no Teatro Pedra do Reino, no Centro de Convenções, a solenidade de anúncio de novos investimentos do governo federal na Paraíba.
Será a segunda vez que Lula estará na Paraíba desde que foi eleito. A primeira foi em março de 2023, quando ele participou da inauguração de um complexo com parques eólicos e usinas solares em Santa Luzia, no Sertão paraibano, mas não discursou nem falou com a imprensa.
Veja também:
Pesquisa Quaest: governo João Azevêdo é aprovado por 50% e Lula por 37%
Pesquisa Quaest deixa constatação sobre Lula e Bolsonaro nas eleições de João Pessoa; saiba qual
Inauguração do Acauã-Araçagi
O presidente irá inaugurar o Lote 2 do canal Acauã-Araçagi, obra com investimentos da ordem de R$ 715 milhões.
De acordo com a agenda, será feito um sobrevoo pelos 52 quilômetros de extensão e em seguida a aterrissagem, onde haverá a abertura da válvula dispersora na derivação para o rio Ipanema, afluente do rio Gurinhém, no município de Riachão do Poço.
O Canal Acauã-Araçagi é um empreendimento estruturante, uma espécie de “braço” do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco, na Paraíba.
De acordo com agenda anunciada pelo governo do estado, durante a visita, será acionada a válvula dispersora, para a liberação da água que vem do Lote 1 do Canal para o rio que vai perenizar três assentamentos do Incra: Chico Mendes, 21 de Abril e Padre Higino. Foram investidos nos dois lotes mais de R$ 1,2 bilhão.
Mais informações sobre o Canal
O Sistema Adutor do Canal Acauã-Araçagi, obra dividida em três lotes: 1, 2 e 3, visa o atendimento e abastecimento de água potável para mais de 40 municípios da região, beneficiando mais de 600 mil habitantes.
A captação se dá na Barragem de Acauã (Argemiro de Figueiredo) localizada no Município de Itatuba, ao sul do Estado. A partir da tomada d’água, o sistema adutor avança em direção ao norte até desaguar na Barragem de Araçagi, no Rio Mamanguape. Neste percurso, o sistema adutor cruza as bacias dos rios Gurinhém e Miriri, integrando-as, e promove implantação de obras do empreendimento.
O projeto do Canal Acauã-Araçagi totaliza 109,10 km.
Agenda de Lula na Paraíba
29.08.2024 – Quinta-feira
18h – Partida para João Pessoa.
Local: Base Aérea de Brasília
20h20 – Chegada a João Pessoa.
Local: Aeroporto Internacional de João Pessoa
30.08.2024 – Sexta-feira
11h – Solenidade de inauguração do Lote II da Vertente Litorânea (canal Acauã-Araçagi)
Local: BR-230, Km 079 (entrada à direita), Riachão do Poço
13h – Anúncio de investimentos do governo federal na Paraíba
Local: Teatro Pedra do Reino, Centro de Convenções de João Pessoa, Rodovia PB-008, Km 5