A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) confirmou que um helicóptero que caiu nessa segunda-feira (9) em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, está registrado em nome do empresário e ex-senador paraibano Deca do Atacadão. A aeronave está registrada também nos nomes de Marcelo Ricardo Freitas Gonzaga e da empresa J.F. & Filhos Combustíveis e Outros, que tem sede no município pernambucano.
Marcelo Ricardo Freitas Gonzaga, por sinal, é filho de Deca do Atacadão e morreu em novembro de 2020, em um outro acidente aéreo. Naquela oportunidade, um avião de pequeno porte caiu no município paulista de São Pedro com 300 kg de cocaína. A Polícia Federal foi procurada, mas não se pronunciou sobre se o novo acidente está relacionado também a algum tipo de irregularidade envolvendo o tráfico de drogas.
Os registros da Anac indicam ainda que o helicóptero estava voando de forma irregular, já que estava com o certificado de aeronavegabilidade cancelado. O helicóptero também não tinha operação autorizada para táxi aéreo.
A aeronave caiu na tarde dessa segunda-feira (9) em uma região de mata no bairro Nina Liberato, em Caruaru. Equipes dos Serviços Regionais de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) chegaram na manhã desta terça-feira (10) ao local do acidente para dar início às investigações sobre as possíveis causas do acidente.
Na queda, duas pessoas morreram e uma ficou ferida. Os pilotos Raildo Rodrigues e André Gomes Ferreira morreram na queda. Já Henrique da Cunha Santos sobreviveu e foi levado para um hospital particular com queimaduras no corpo. O estado de saúde dele não foi divulgado.