Em alusão ao Dia Internacional do Idoso, lembrado nesta terça-feira, 1 de outubro, o Conselho Estadual do Idoso (CEI/SC), em parceria com a Secretaria da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) e apoio da Federação dos Aposentados de Santa Catarina (Feapesc), lança a versão on-line do informativo sobre violência contra a pessoa idosa.
O objetivo é alertar a população sobre os tipos de violações e os canais de denúncia. O material está disponível no site da SAS https://www.sas.sc.gov.br/
O conselheiro do CEI/SC, Mário César Martins, frisa que o material vai possibilitar que os idosos tenham mais informações sobre os tipos de violência e em quais canais podem ser feitas as denúncias:
SONORA
O material tem 36 páginas e trata de questões como os tipos de violência, que vão desde negligência, abandono, abuso e violência sexual.
Dentre os canais de denúncia estão o Conselho Estadual do Idoso, os Conselhos Municipais do Idoso, Polícia Civil e o Disque 100.
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população idosa em Santa Catarina cresceu entre 2012 e 2022.
A proporção de pessoas com 60 anos ou mais passou de 11% para 15,6% no Estado. A projeção divulgada em agosto, aponta que esse número deve aumentar para 20% em 2034.