O Produto Interno Bruto de João Pessoa corresponde a praticamente um terço da geração de riquezas de toda a Paraíba. E, segundo o IBGE, o setor de Serviços concentra metade do PIB da Capital Paraibana. O Mercado em Movimento conversou com os principais candidatos a prefeito da maior cidade do estado sobre este e outros aspectos econômicos, no sentido de entender as propostas para o desenvolvimento e geração de riquezas.
Na conta do PIB per capita, que é a divisão da riqueza gerada pela quantidade de habitantes, João Pessoa ocupa apenas o 8º lugar na Paraíba e amarga a posição de número 2.418 no país entre os mais de 5.500 municípios. É muito pouco para uma capital e nós quisemos saber dos candidatos o que existe nos planos de governo enquanto propostas para melhorar este índice.
Ainda de acordo com o IBGE, 46% dos moradores de João Pessoa estão em situação de pobreza e, destes, são 9% em extrema pobreza. O Mercado em Movimento perguntou a Cícero Lucena (PP), Luciano Cartaxo (PT), Marcelo Queiroga (PL) e Ruy Carneiro (Podemos) quais são as saídas que eles propõem para que a maior economia do estado se mova na direção de ajudar os mais pobres a terem mais renda e dignidade.
Cícero Lucena (PP)
Atual prefeito e candidato à reeleição, Cícero Lucena (PP) afirma que, se reeleito, vai imprimir um planejamento e ações em parceria com o Governo do Estado para gerar oportunidades e qualidade de vida aos pessoenses. Veja no vídeo a entrevista de Cícero sobre o que ele pensa para os destinos econômicos da capital.
Luciano Cartaxo (PT)
Luciano Cartaxo, do PT, foi prefeito por dois mandatos, de 2012 a 2020. Cartaxo afirma que, se eleito, pretende mudar o cenário com o incremento do turismo, a retomada da competitividade da cidade em outros setores, a atração de novas empresas e a redução de impostos. Acompanhe a entrevista abaixo.
Marcelo Queiroga (PL)
O candidato do PL à prefeitura de João Pessoa, Marcelo Queiroga, destacou a força do setor de Serviços na capital paraibana. Mas, para o ex-ministro da Saúde, é preciso ter um olhar para toda a economia, como forma de gerar oportunidades a todos e melhorar os índices em questão. Veja na entrevista.
Ruy Carneiro (Podemos)
O candidato Ruy Carneiro (Podemos) afirma que é preciso injetar recursos no setor de serviços, mas sem perder de vista o comércio e a construção ciivil. Ruy também acredita que é necessário qualificar quem hoje recebe bolsa-família em profissões e atividades que a cidade precisa, como forma de gerar um ciclo virtuoso na realidade econômica de muitas famílias. Veja a entrevista.