O Procon Carioca, vinculado à Secretaria Especial de Cidadania, notificou a Rio+ Saneamento, na terça-feira (29/10), por falha no fornecimento de água na Zona Oeste do Rio. A concessionária tem um prazo de cinco dias para prestar esclarecimentos ao Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor.
– É inadmissível que um serviço essencial seja interrompido por um longo período, sem que a empresa responsável ofereça alternativa para os consumidores. Por isso, já notificamos a prestadora de serviço para esclarecer sobre as providências que estão sendo tomadas para minimizar os impactos aos moradores. Caso seja identificada qualquer infração ao Código de Defesa do Consumidor, a empresa poderá ser multada – disse a diretora-executiva do Procon Carioca, Renata Ruback.
A concessionária também precisa esclarecer se houve solicitação emergencial de caminhões-pipas para abastecimento provisório de água. E dizer quais ações foram adotadas para reparação de consumidores que sofreram algum dano durante a interrupção do fornecimento, entre outras explicações.
Na segunda-feira (28/10), moradores de Realengo realizaram um protesto na Avenida Brasil e denunciaram que a falta d’água afeta a região há mais de uma semana.
A Rio+Saneamento teria dito aos moradores que o abastecimento foi impactado devido à necessidade de reparo emergencial na rede. No entanto, não informou quais ações foram realizadas para minimizar os transtornos causados a eles.
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