Fotos: Michelle Alves
Parceria formalizada nesta quinta-feira (31) abrange doação de mudas para plantio, como compensação ambiental, para a substituição das espécies comprometidas e que causam riscos
A Prefeitura de Sorocaba aderiu ao programa Arborização + Segura, da CPFL Piratininga. O termo de cooperação que viabiliza essa parceria foi formalizado nesta quinta-feira (31) e prevê, pela empresa, a compensação ambiental, com a doação e o plantio de mudas de árvores adequadas ao contexto urbano local, em substituição gradativa de espécies comprometidas, com interferência na rede elétrica e que causam riscos de queda e acidente, identificadas pela Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema).
O objetivo das partes envolvidas é, com essa iniciativa, promover um ambiente urbano mais seguro e harmonioso. A iniciativa também alerta a população sobre a importância de se conscientizar em relação ao porte das árvores plantadas em vias públicas, principalmente próximas à rede elétrica. Isso, aliado ao fato que proporcionam sombreamento, controle da temperatura urbana, melhoria da qualidade do ar e redução da poluição visual.
“Este acordo com a CPFL Piratininga é um passo fundamental para garantir a segurança da nossa população, principalmente frente aos últimos eventos climáticos, como chuvas e tempestade. A gestão adequada das árvores não só protege a infraestrutura, mas também preserva nosso meio ambiente. Estamos comprometidos em criar uma Sorocaba mais segura e sustentável para todos, mitigando riscos de forma sustentável”, conta o Prefeito Rodrigo Manga.
O Chefe do Executivo, nesta quinta-feira, esteve reunido no Paço Municipal com o diretor-presidente da CPFL Piratininga, Rafael Lazzaretti, para o lançamento local do programa Arborização + Segura. O encontro contou ainda com a participação dos secretários municipais Maurício Campanati (Sema), Samyra Toledo (Governo – Segov), Fernando Marques (Gabinete Central – SGC) e Lucas Pedrozo (Comunicação – Secom). Também pela concessionária, marcaram presença o gerente de serviços comerciais, Renato de Freitas; o gerente de operações de subtransmissão, Rodrigo Nascimento; o gerente de operações de campo, Ricardo Pessanha; o gerente de obras e manutenção, Edson Amaral, e o gerente de relacionamento com o cliente, Fabiano Tozine.
Para cada árvore substituída, serão repassadas ao município cinco mudas, de tamanho entre 1,5 metro e 2,20 m, adequadas para calçadas, como compensação ambiental para plantio em locais apropriados e que não causem interferência na rede elétrica e, futuramente, no calçamento. Em um primeiro momento, a Sema já mapeou, vistoriou e compensou com autorização de supressão 65 árvores na cidade. Na fase seguinte, está prevista a substituição de mais 500 exemplares críticos, com risco de queda e prejuízo ao fornecimento de energia elétrica.
“Estamos entusiasmados com o impacto positivo que o programa trará para Sorocaba. É possível, sim, aliar eficiência energética e uma cidade com cobertura arborizada”, afirma o diretor-presidente da CPFL Piratininga. Explicou que a concessionária, por meio desse programa, fica responsável também pelo rebaixamento de tocos; conserto de calçamento; recolha, transporte e destinação dos resíduos de vegetação; caracterização de espécies, entre outras iniciativas.
Segundo o secretário da Sema, uma equipe de Educação Ambiental da pasta vai acompanhar os funcionários da CPFL durante as ações do programa. “O objetivo é conscientizar a população sobre a importância desse trabalho que se inicia, como forma de se antecipar a problemas graves que podem acontecer em decorrência de queda de galhos ou árvores na rede elétrica”, complementou Maurício Campanati.
Com a assinatura do convênio, Sorocaba junta-se a outras 14 cidades da área de concessão da CPFL Piratininga, como Votorantim, São Roque, Louveira, Itupeva, Cubatão e São Vicente, que já participam do programa. Entre os anos de 2022 e 2023, a CPFL Piratininga investiu R$ 500 mil em ações do programa.