Fotos: Eduardo Santinon
Os quatro cemitérios públicos municipais de Sorocaba tiveram ações especiais para acolher quem foi prestar condolências e homenagens aos seus entes queridos, neste Dia de Finados (2). Conforme o esperado, ao todo, cerca de 45 mil pessoas passaram pelos cemitérios da Saudade (Vila Carvalho), da Consolação (Vila Haro), da Aparecida (Aparecidinha) e Santo Antônio (Wanel Ville) ao longo do dia, das 8h30 às 16h30. Tanto as equipes da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), como de Mobilidade (Semob) e de Segurança Urbana (Sesu), não registram ocorrências significativas nesses pontos.
A segurança nos acessos e no entorno de cada cemitério foi feita pela Guarda Civil Municipal (GCM), enquanto agentes de trânsito da Semob organizaram o fluxo de veículos e coibiram irregularidades de trânsito. E está mantida a programação de liberar ao tráfego de veículos as vias interditadas nos arredores dos cemitérios, a partir das 18h deste sábado.
“Está tudo muito bem organizado e limpo por aqui. E o movimento de pessoas também está bem tranquilo. Aproveitamos o horário da manhã, pois geralmente é melhor nesse sentido”, disse a aposentada Célia Regina da Silva Delbage, 60 anos, acompanhada do marido, o autônomo Celso Luís Delbage, 59 anos, no Cemitério da Consolação.
Do lado de fora do mesmo cemitério, em meio dia de trabalho, o comerciante José Roberto, 55 anos, já se dava por satisfeito: “O vai e vem de pessoas está tranquilo, mas já vendi cerca de 100 vasos, dos 150 que trouxe. Está ótimo!”, comemorou.
Nos quatro cemitérios, a Serpo disponibilizou equipes adicionais para auxiliar os visitantes na localização das sepulturas e na prestação de demais esclarecimentos. “A principal dúvida mesmo era sobre a localização das sepulturas. Teve gente que perguntou acerca de obras nos túmulos, que estarão autorizadas novamente a partir deste domingo (3)”, adiantou o secretário da Serpo, Darwin de Almeida Rosa.
Os munícipes, inclusive, podem consultar a localização exata da sepultura pelo endereço eletrônico: https://servicos.sorocaba.sp.gov.br/consulta-sepultados, ou buscar informações diretamente na Administração de cada cemitério. “Eu não tenho esse problema, Sei direitinho onde é o túmulo de meus familiares. Eu mesmo conserto e mantenho limpo. Aliás, todo o local aqui está bem cuidado”, disse o aposentado Rafael Botelho Pedroso, 75, quando deixava o Cemitério da Saudade.
Outros serviços disponíveis na entrada dos quatro cemitérios públicos eram: aferição de pressão, exames de glicemia e orientações à população, por equipe especializada de saúde. Ao passo que as duas empresas funerárias da cidade, Ossel e Ofebas, realizaram atividades gratuitas, em parceria com o Poder Público, como distribuição de mudas. Pela manhã, violinistas e saxofonistas contratados pela Ofebas recepcionaram os visitantes na portaria principal de cada cemitério.