Sete proponentes da categoria startups foram finalistas do Desafio Cidades Inovadoras. Os ganhadores foram conhecidos durante a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), evento que acontece até este domingo (1), no Espaço Cultural José Lins do Rego, em Tambauzinho, com muita tecnologia e cultura pop gratuita para todos os públicos.
O Desafio Cidades Inovadoras é uma iniciativa que visa estimular o desenvolvimento de soluções criativas e tecnológicas para problemas comuns enfrentados pelas cidades, como mobilidade urbana, desenvolvimento social, segurança pública e meio ambiente. As propostas finalistas foram selecionadas com base em critérios como inovação, impacto social, viabilidade e escalabilidade.
Entre os ganhadores, estão: Juan Cássio (1º lugar – mobilidade urbana), João Victor Rodrigues Galvão (2º lugar – mobilidade urbana), Éder Pires Batista (1º lugar – segurança pública), Daniel Moreira de Sousa (2º lugar – segurança pública), Alan Kelon (1º lugar – desenvolvimento social), Yasmin dos Santos (2º lugar – desenvolvimento social), Moisés Filipe (2º lugar – meio ambiente).
O evento é uma oportunidade para conhecer as soluções mais promissoras para o futuro das cidades e para conectar inovadores, empreendedores e investidores. Os pitches foram avaliados por uma banca de especialistas, que selecionaram os projetos vencedores em cada categoria. “O Desafio Cidades Inovadoras é um exemplo de como a SNCT pode ser um catalisador de ideias e soluções para os desafios da sociedade”, comentou Guido Lemos, secretário de Ciência e Tecnologia de João Pessoa.
Detalhes e mais informações podem ser consultados no edital, na página da Inovatec/JP, por meio do link: https://www.inovatecjp.com.br/editais/.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) – É o principal evento de divulgação científica do Brasil. O evento é realizado há 21 anos pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e conta com atividades do norte ao sul do Brasil. Este ano o tema é ‘Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais’. A escolha reflete a urgência em reconhecer, valorizar e proteger a riqueza de biodiversidade encontradas nos diversos biomas brasileiros e a riqueza de conhecimentos tradicionais das comunidades que neles habitam.
A edição João Pessoa está sendo organizada pela Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec) da Prefeitura Municipal de João Pessoa, em parceria com a Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Governo do Estado da Paraíba, Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Cagepa, Agência de Inovação Tecnológica de João Pessoa (Inovatec-JP) e HQPB.