A reforma e recuperação operacional da Barragem Sul, em Ituporanga, importante obra de contenção de cheia no estado, estão em pleno andamento e dentro do cronograma estabelecido.
As obras iniciaram no dia 5 de novembro, com a chegada de equipamentos, materiais e profissionais ao local. Entre os principais avanços, destaca-se o completo restabelecimento da comporta C5, que voltou a operar após reparos na estrutura civil e no conduto metálico, e o restabelecimento parcial da comporta C4, que, após a remoção de partes danificadas, permite a passagem de água enquanto aguarda substituição total.
Nesta primeira etapa estão sendo recuperados equipamentos hidromecânicos e das galerias de concreto, essenciais para o funcionamento seguro da barragem. Nos primeiros dias, os trabalhos incluíram a limpeza das grades na galeria de montante e a remoção de sedimentos e galhos acumulados na sala das comportas.
O gerente de Recuperações e Ações Estratégicas da Defesa Civil, Alex Sandro Souza de Oliveira, relata sobre os serviços já realizados desde o último mês até o momento:
SONORA
A previsão é que as obras sejam finalizadas dentro dos prazos contratuais de 11 meses, reforçando a importância de investimentos contínuos na manutenção de infraestruturas críticas para a proteção da população e do meio ambiente.