Na última reunião do Conselho da Cidade na gestão 2021-2024, realizada nesta sexta-feira (6/12), o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o vice-prefeito eleito Eduardo Cavaliere apresentaram um balanço da administração, além das ideias e bases do Planejamento Estratégico que será elaborado no início do próximo ano para o período 2025-2028. O encontro aconteceu no Gabinete de Transição do novo governo municipal, na Faculdade de Matemática (IMPA Tech), no Porto Maravalley, na região do Porto Maravilha.
– Assumimos a gestão em 2021 com as finanças no chão. Serviços mais básicos no chão. Escolas, transporte público, BRTs destruídos. Conseguimos reequilibrar as contas públicas, recuperar os serviços públicos, chegamos a 80% dos cariocas atendidos na clínica da família. Avançamos com os super centros. Na área de transportes recuperamos totalmente o BRT. Na educação, avançamos com as notas do Ideb com um desempenho fantástico. Recuperamos a capacidade de investir, o pagamento dos fornecedores e servidores está em dia. O Acordo de Resultados voltou. Agora é hora de ousar, de pensar grande. A gente precisa parar de debater a cidade sem ter coragem de dizer onde estão os problemas. Olho com muito otimismo daqui pra frente. Vamos voltar a fazer do Rio de Janeiro o centro do Brasil pro mundo. Espero poder contar com vocês, agradeço pelos quatro anos de ajuda – afirmou o prefeito Eduardo Paes.
O vice-prefeito eleito Eduardo Cavaliere fez a apresentação para os conselheiros sobre o desempenho administrativo desde 2021. Ele ainda destacou o trabalho realizado para reestruturar a Prefeitura do Rio e algumas das principais ações realizadas nestes quatro anos.
– Hoje apresentamos um balanço do equilíbrio fiscal da Prefeitura do Rio, com as contas em dia, com o orçamento público que cresceu de R$ 30 bilhões em 2020 para R$ 47 bilhões em 2024. A relação do orçamento com o gasto com pessoal completamente dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal. Mais uma vez o prefeito Eduardo Paes encerra um mandato com as contas em dia, com a gestão equilibrada, o que permite que olhemos para frente com mais ambição para estabelecer mais políticas e ampliar as políticas públicas que foram implementadas até aqui – disse Eduardo Cavaliere.
Durante a apresentação, Cavaliere explicou aos conselheiros os cinco eixos temáticos que vão nortear a próxima administração municipal: Equilíbrio Fiscal, Boa Gestão e Governança; Civilidade e Segurança; Futuro, Economia e Felicidade; Longevidade, Equidade e Humanidades, Infraestrutura, Prevenção a Desastres e Resiliência. O vice-prefeito eleito disponibilizou um QR code para que os integrantes do Conselho da Cidade possam colaborar com o Gabinete de Transição no desenvolvimento dos temas que integram cada um dos eixos temáticos.
O Conselho da Cidade
Criado em 2012 com o propósito de revisar e acompanhar o Planejamento Estratégico 2013-2016, o Conselho da Cidade foi retomado em 2021 para sugerir à Prefeitura estratégias de atuação para os próximos anos. Formado por mais de 300 cidadãos cariocas, por naturalidade ou por opção, que possuem destaque na cidade por sua atuação pessoal ou profissional, o Conselho da Cidade é um espaço de reflexão sobre os desafios do município, além de contribuir na elaboração do Planejamento Estratégico, assim como na sua execução.
Entre 2021 e 2024, foram 989 participações de conselheiros em 15 encontros, somando mais de 11 horas de trabalho. Os integrantes do Conselho visitaram obras pela cidade e realizaram encontros com secretários municipais e presidentes de órgãos públicos.
– Fica o nosso agradecimento e a sensação muito clara do quanto o Conselho da Cidade contribuiu para o sucesso dessa gestão. Vamos seguir firmes nos próximos quatro anos – agradeceu Eduardo Cavaliere.
O Gabinete de Transição
O trabalho do Gabinete de Transição do novo governo municipal começou na segunda-feira (2/12) e irá até o fim de dezembro. Ele tem como um dos objetivos principais iniciar o debate de ideias e metas que poderão fazer parte do Planejamento Estratégico 2025/2028.
O Planejamento Estratégico do novo governo terá como um de seus pilares a eficiência da gestão do município e é composto pelos eixos temáticos apresentados ao Conselho da Cidade.
A coordenação do Gabinete de Transição é feita pelo vice-prefeito eleito Eduardo Cavaliere e tem por função elaborar as bases e ideias que poderão integrar o Planejamento Estratégico 2025/2028. Para estimular o debate de iniciativas, oficinas sobre os eixos temáticos do novo governo têm sido realizadas sob a coordenação da presidente da Fundação João Goulart, Rafaela Bastos, e da subsecretária de Planejamento e Acompanhamento de Resultados, Fernanda Mofati.
Categoria: