O Parque Radical de Deodoro recebe, a partir desta quinta-feira (23/1), a Seletiva Nacional de Canoagem Slalom e Caiaque Cross. A competição vai até domingo (26/1) e conta com a participação de grandes nomes do esporte como a atleta olímpica Ana Sátila, tricampeã pan-americana no C-1 feminino da canoagem slalom. Atletas de todo o Brasil vão competir uma maratona de provas nas categorias Júnior, Sub-23 e Sênior. O Parque Deodoro foi palco das competições de BMX, canoagem slalom e ciclismo mountain bike nos Jogos Olímpicos Rio 2016.
– O Parque Radical virou a casa da canoagem e é muito bacana receber esses eventos e manter o legado olímpico vivo. Temos não só grandes nomes do esporte, como Ana Sátila e Pepê Gonçalves treinando aqui, mas também trabalhamos na formação de novos atletas, oferecendo escolinha da modalidade, em parceria com a Confederação Brasileira de Canoagem – disse o secretário municipal de Esportes, Guilherme Schleder.
Com quatro participações olímpicas, a brasileira Ana Sátila está empolgada com a disputa e se emociona ao falar do Parque Radical, onde realiza seus treinos.
– Essa competição também vale ranking mundial, então é muito importante. É um orgulho imenso ver que o Parque Radical de Deodoro é um legado mundial e serve de espelho para muitos locais olímpicos. Esse lugar é incrível, não só para os atletas de alto rendimento como eu, mas também para a população do Rio de Janeiro.
O equipamento da Secretaria Municipal de Esportes possui uma das melhores pistas de canoagem slalom do mundo e, além de ser cenário de grandes competições, abriga uma escolinha da modalidade, em parceria com a Confederação Brasileira de Canoagem. As aulas, que estão de recesso durante a Colônia de Férias, retornam no início de fevereiro, mas o projeto já rende frutos. Gabriel de Albuquerque Silva começou a praticar a modalidade no local e sua evolução foi tão grande, que já está participando da seletiva nacional.
– Eu treino aqui no Parque Radical já tem um tempo e aqui tem sido a minha casa, meu segundo lar. É uma preparação muito boa, me sinto pronto para essa competição, que é uma das mais importantes que tem, pois define quem vai representar o nosso país nas competições internacionais e nos outros campeonatos que vão surgindo. Aqui no Parque temos uma das melhores pistas da América e top 5 do mundo, então ter a oportunidade de treinar nesse espaço é incrível. Não tenho palavras para descrever esse lugar.
A professora Beatriz Motta também vai competir.
– Fico muito contente em poder ensinar esse esporte que amo. Essa pista é uma das melhores do mundo. Não tem outra igual no Brasil, principalmente para quem está começando. Sinto orgulho dos meus alunos e acredito que daqui vão sair muitos atletas de alto rendimento, campeões brasileiros, cariocas. Convido todos a conhecerem a modalidade.
Paralelamente à seletiva brasileira, canoístas de outros países competem na disputa do ICF Ranking, provas que somam pontos ao circuito internacional de canoagem slalom para os atletas nacionais e também estrangeiros. Esta é uma oportunidade de sair na frente na pontuação da ICF para a temporada 2025.
Programação
Quinta-feira (23/1)
6h30 – Acionamento das bombas
7h – Estabilização da água/Atletas em posição
8h10 – Forerunners
8h30 – 10h30 – 1ª descida
11h – 13h – 2ª descida
14h30 – Demonstração de pista
Sexta-feira (24/1)
6h – Acionamento das bombas
7h – Estabilização da água/Atletas em posição
8h10 – Forerunners
8h30 – 10h30 – Apenas uma descida
11h – 12h – 1ª descida caiaque cross individual
12h01 – 13h01 – 2ª descida caiaque cross individual
14h – 14h30 – Demonstração de pista
Sábado (25/1)
8h – Acionamento das bombas
8h15 – Estabilização da água/Atletas em posição
9h – Forerunners
9h20 – 11h20 – Semifinal
12h – 14h – Final
Domingo (26/1)
8h – Acionamento das bombas
8h15 – Estabilização da água/Atletas em posição
9h – 11h – Semifinal CSLX
12h – 13h30 – Final CSLX
Categoria: