A Comlurb preparou uma megaoperação de limpeza para antes, durante e após a passagem de todos os blocos e para os ensaios técnicos das escolas de samba neste primeiro fim de semana oficial do Carnaval 2025. O trabalho de limpeza será realizado nas vias principais em que os blocos desfilam e em todo o entorno, incluindo as vias de acesso e ruas adjacentes, com os serviços de varrição mecanizada, lavagem, esvaziamento de papeleiras e contêineres e remoção de resíduos. Vale ressaltar que todos os serviços de rotina da Companhia serão mantidos normalmente na cidade.
No fim de semana, dois mega blocos desfilam no Centro, entre a Rua Primeiro de Março e a Avenida Presidente Antônio Carlos, com concentração sempre a partir das 7h: Carrossel de Emoções no sábado (1/2) e o Chá de Alice no domingo (2/2). A Comlurb elaborou um planejamento diferenciado de limpeza para os blocos em deslocamento, com serviço de varrição com apoio de sopradores, durante todo o percurso, para evitar o acúmulo de resíduos no chão.
Cada megabloco tem um protocolo operacional específico, que conta com até 160 garis e 16 agentes de limpeza. A remoção dos resíduos será feita com três caminhões compactadores e dois veículos menores, os chamados satélites. Duas varredeiras de grande porte darão apoio ao serviço de varrição. A limpeza hidráulica será realizada com apoio de três pipas d’água e duas jateadeiras. Cada um dos 21 pontos de revista e 5 pontos de bloqueio contará com dois contêineres de 240 litros. Além da distribuição de contêineres, as áreas de concentração dos blocos contará com garis com pulverizadores costais, com essência de eucalipto, como medida eficiente para melhorar a experiência do público e manter o ambiente mais agradável.
Além dos megablocos, consta do planejamento operacional da Comlurb a limpeza de todos os blocos médios e pequenos do fim de semana, com destaque para a tradicional Liga de Blocos e Bandas da Zona Portuária, que fará uma apresentação sem deslocamento, com palco montado na Praça Mauá, s/nº. A concentração tem início às 16h e o término está previsto para às 22h. A Comlurb vai contar com 25 garis e 5 agentes de limpeza urbana durante o evento, que contará com apoio de uma varredeira de médio porte e duas pipas d´água. A Companhia vai colocar 10 contêineres de 1.200 litros à disposição dos foliões para facilitar o descarte por parte dos frequentadores.
Os blocos médios e grandes contam com varrição mecanizada com uso de varredeiras de pequeno, médio e grande porte (de acordo com o protocolo operacional de cada bloco). Veículos e equipamentos estarão presentes durante o trajeto para garantir uma remoção mais eficiente dos resíduos. Após a saída de cada bloco, uma equipe iniciará, de imediato, a limpeza hidráulica com água de reuso, com a utilização de detergente e essência de eucalipto, para neutralizar odores desagradáveis.
O serviço de limpeza da Comlurb se estenderá até o último dia de folia, domingo (9/3), marcado pela passagem do Monobloco. O efetivo somará no total, durante todo o período, 7.500 garis e 73 agentes de limpeza. Serão disponibilizados até 10 mil contêineres de 240 litros e mil de 1200 litros nas áreas de concentração dos blocos. As equipes vão trabalhar com o apoio de 62 caminhões compactadores, 16 caminhões satélites, 13 varredeiras de médio porte, oito varredeiras de grande porte e cinco carrinhos elétricos.
Este ano, a Companhia contará com 20 mil litros de sabão e 5 mil litros de essência de eucalipto, mais que o dobro da quantidade usada no ano passado, na limpeza hidráulica e nos pulverizadores, principalmente na área dos banheiros químicos. A lavagem das vias com água de reuso será feita com 52 veículos, entre pipas d’água, vans lava jato e jateadeiras, além de 125 pulverizadores. A limpeza e a lavagem das vias serão feitas em toda a área externa do Sambódromo nos dias dos ensaios técnicos. A Comlurb fará ainda a limpeza dos dois postos médicos instalados na área de desfile dos megablocos, no Centro, e dos quatro postos médicos do Sambódromo, para atendimento durante os ensaios técnicos. Cada um dos postos contará com dois garis.
Equipes do Lixo Zero, formadas no total por 98 agentes, estarão fiscalizando os principais blocos de rua. Quem for flagrado pela fiscalização urinando em via pública será autuado no artigo 103 A, da Lei de Limpeza Urbana, e receberá uma multa no valor atual de R$ 805,07. Já quem for pego jogando pequenos resíduos nas ruas, como latas de bebidas, copos e garrafas descartáveis, guimbas de cigarro e pequenas embalagens de lanches, será multado em R$ 293,85, de acordo com o Art. 82.