Lucas Brito
Secretaria de Saúde
A Prefeitura de São José dos Campos abre, nesta terça-feira (15), às 9h, a 40ª fase do Meu Pet Feliz, programa permanente voltado ao bem-estar animal. São 1.000 vagas para castração e microchipagem gratuita de cães e gatos.
As inscrições vão até 30 de abril, às 22h, e devem ser feitas por meio de formulário online disponível no site da Prefeitura. As vagas podem se esgotar antes da data ou serem prorrogadas, dependendo da procura, e para felinos e cães com mais de 20kg são em menor quantidade.
Para participar, os tutores precisam ter idade mínima de 18 anos e morar na cidade. A convocação será feita por SMS e e-mail. Por isso, é necessário preencher os dados com atenção para receber as mensagens.
Confira as regras e demais informações.
A ampliação do atendimento do Meu Pet Feliz é mais um compromisso do Plano de Gestão 2025-2028. Além da castração, é feita a microchipagem para identificação dos animais, minimizando abandonos, maus tratos e furtos.
Ambos os procedimentos serão realizados no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), localizado na Rua George Williams, 581, no Parque Industrial (região sul) e em clínicas credenciadas.
Pets saudáveis e donos satisfeitos
Desde 2018, já foram realizadas mais de 31 mil castrações de cães e gatos, sendo aproximadamente 10 mil com apoio da unidade itinerante, o Castramóvel, e cerca de 37 mil animais microchipados.
Entre eles, estão os filhos de quatro patas da Estefânia, moradora do Buquirinha, zona norte da cidade. Todos são cães de grande porte: Apolo e Black, da raça cane corso, a rottweiler Amora e o pastor alemão Delegado.
“Eu sempre gostei de cachorros maiores e não sabia que a Prefeitura castra animais desse tamanho, pensava que era só para os pequenos. Quando descobri, não pensei duas vezes em levar os meus, começando pelo Delegado”, conta Estefânia.
Estefânia junto com o pastor alemão, Delegado, e o Black, da raça cane corso | Foto: Claudio Vieira/PMSJC
“O serviço superou as minhas expectativas, fomos muito bem tratados, da inscrição até o pós-operatório. Os veterinários são ótimos e o processo é ágil, de primeira qualidade. Recomendo para todos os ‘pais de pet’ que conheço e me arrependo de não ter feito antes!”, destacou.
Apolo é o membro mais novo da família | Foto: Claudio Vieira/PMSJC
“O Apolo e o Black também já foram castrados, agora falta só a Amora. Irei participar e inscrevê-la na próxima oportunidade, com certeza”, disse Estefânia.
A rottweiler Amora aguarda sua vez para ser castrada | Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Critérios
• Os animais não podem ser usados para fins comerciais ou em competições;
• Todos devem estar em boas condições de saúde, não podem estar obesos, caquéticos nem apresentar doenças, desgaste físico ou anemia;
• Fêmeas não devem estar no cio, prenhas ou amamentando no dia da cirurgia;
• Animais braquicefálicos não serão castrados;
• Poderão ser castrados cães até 20 quilos, de 6 meses a 8 anos, e gatos de 4 meses a 8 anos;
• Cães de 20 a 40 quilos, de 6 meses a 6 anos, serão castrados de acordo com a quantidade de senhas para essa categoria e capacidade de atendimento da equipe médica veterinária.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde