A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) abre, nesta quinta-feira (10/7), as inscrições para empresas inovadoras interessadas em desenvolver soluções para a gestão de faturas de energia da companhia.
O prazo para o recebimento de propostas vai até 9/8. Trata-se de uma licitação em modalidade especial chamada Contrato Público de Solução Inovadora (CPSI) para teste e validação de soluções em ambiente real. Podem se inscrever empresas de todos os portes, nacionais ou estrangeiras.
A gestão das faturas de energia elétrica é estratégica para a Copasa e suas subsidiárias por representar a segunda maior despesa da companhia, cerca de R$ 640 milhões em 2024, 13% dos custos totais.
Com aproximadamente 6,5 mil unidades consumidoras e fornecedores distintos, o processo atual de gestão de faturas é feito de forma manual. A companhia busca soluções para aprimorar o processo por meio da automatização, dando mais agilidade, segurança e precisão no gerenciamento dos dados, além de possibilitar a identificação de falhas de faturamento.
Oportunidade para empresas
“Essa é uma oportunidade única para startups e empresas inovadoras mostrarem, na prática, o valor das suas soluções em um ambiente real de operação. Estamos falando da chance de atuar diretamente em um dos maiores desafios da Copasa com o respaldo técnico e recursos financeiros de até R$ 1,6 milhão por proposta”, destaca a gerente de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Karoline Tenório.
Karoline acrescenta, ainda, que, as soluções selecionadas poderão ser contratadas ao final do processo, para escalabilidade. “Para quem quer crescer, testar, validar e escalar sua tecnologia em uma grande empresa pública, esse edital é a porta de entrada. É inovação com propósito, impacto e resultado”, ressalta.
Serão selecionadas, ao final do processo, as propostas com maior potencial para superação dos desafios da empresa estabelecidos no edital. Os critérios para julgamento consideram o grau de desenvolvimento da solução proposta; o potencial de resolução do problema pela solução proposta; a viabilidade econômica da proposta, considerados os recursos financeiros disponíveis para a celebração dos contratos; e a capacidade técnica da equipe. O edital da licitação está disponível no site do Copasa HUB.