Para celebrar o Dia do Estudante, comemorado nesta segunda-feira (11), a Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio da Diretoria de Ensino, Gestão e Escola de Formação (Degef), montou uma programação especial com várias atividades que serão realizadas durante este mês. É o ‘(A)gosto do Estudante: saberes, autonomia e direitos’.
Durante todo o mês, dentro da programação, haverá participação na Olimpíada Brasileira de Robótica, premiação das Olimpíadas Nacionais e regionais educativas, seminário com lideranças estudantis, festivais de artes, música e intervenções culturais em diversas praças da cidade.
A secretária de Educação do Município, América Castro, destaca as diversas ações estratégicas para fortalecer o vínculo dos alunos com a escola, a política de alfabetização e o investimento em tecnologia como ferramenta de aprendizagem para garantir que os estudantes tenham uma educação de qualidade.
“O que fazemos de reconstrução e construção das unidades de ensino, salas de aula climatizadas, laboratório de tecnologia, entrega de tablets, formação com nossos profissionais, é sempre pensando em levar o melhor para nossos estudantes. E eles são merecedores. Hoje não é apenas uma data simbólica, mas também uma data significativa. E nós enquanto Secretaria de Educação estamos aqui os apoiando para alcançarem seus sonhos e objetivos”, ressaltou América Castro.
Os alunos irão participar do ‘I Festival de Arte Estudantil’ cujo objetivo é estimular o protagonismo dos estudantes, a valorização das linguagens artísticas no ambiente escolar e a reflexão sobre sustentabilidade, reutilização de materiais e consciência ambiental, a partir da criação de produções autorais em diversas linguagens artísticas (artes cênicas e artes visuais; artes plásticas e fotografia).
Maria Luisa Moisés, 11 anos, aluna da Escola Municipal Lions Tambaú, no bairro dos Bancários falou do orgulho em ser aluna da rede municipal. “A Prefeitura de João Pessoa promove diversas ações e investe em tecnologia para uma educação de qualidade, como atividades esportivas, tecnologia, apoio aos estudantes, kits do aluno, projetos que ajudam na aprendizagem. Eu tenho muito orgulho de fazer parte dessa rede de ensino. Agradeço ao prefeito Cícero Lucena e a secretária América Castro por acreditarem nos estudantes,”, disse com alegria a aluna.
Premiações – Dentro do mês dedicado ao estudante serão premiados os alunos medalhistas da 17ª Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB), Olimpíada Brasileira de Língua Inglesa, Olimpíada Brasileira de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena (Obereri ), Olimpíada de Astronomia e Astronáutica e Olimpíada de Matemática.
A Secretaria de Educação também irá realizar atividades como o ‘Sarau da Poesia Popular: o feminino na diversidade do cordel’ que será um espaço de expressão artística, troca de saberes e valorização da cultura popular entre os estudantes; projeto ‘Capoeira no chão da Escola: andarilhagens’; Campeonato de xadrez; a posse da ‘Comissão Municipal de Lideranças Estudantis’ que representa um marco significativo para o fortalecimento da participação democrática nas escolas e na gestão educacional do município.
A diretora de Ensino, Gestão e Escola de Formação, professora doutora Clévia Carvalho, falou sobre a representatividade da data. “A data em si representa a oportunidade de celebrar na escola e socialmente a condição de ser estudante, ou seja, estar na condição de aprendente da vida, do mundo pelas lentes do conhecimento. Ser estudante é uma das fases mais bonitas da nossa vida, vivida coletivamente. Mas todo dia é, para nós professoras, dia do estudante, eles dão sentido e significado ao ofício de ensinar”, enfatizou Clévia Carvalho.
Ainda no mês agosto será realizada a Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, o Festival de Música Estudantil, Estudante na Praça e Festival de Arte na Primeira Infância (FAPI).