NOTÍCIAS

Agência Minas Gerais | Governo de Minas apresenta resultados do primeiro Simulado Enem MG 2025 e anuncia novidades para a segunda edição

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), em parceria com a editora Estudo Play, apresentou nesta quinta-feira (14/8), a devolutiva pedagógica do 1º Simulado Enem MG 2025 e divulgou detalhes sobre a segunda edição da avaliação, que será aplicada já na próxima semana.

Durante a live, o diretor pedagógico do Estudo Play, Erick Anderson, iniciou as análises comparando questões do Simulado Enem MG. Segundo ele, o Enem apresenta enunciados e alternativas mais longas, exigindo maior interpretação, enquanto o Saeb é composto por questões mais diretas e objetivas.

Também foi ressaltada a correspondência entre a matriz de referência do Enem e a do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), destacando que a aproximação entre as duas permite alinhar melhor as estratégias de preparação dos estudantes para as avaliações externas.

A apresentação também trouxe um panorama dos resultados, com dados gerais, aprendizados, desempenho por área de conhecimento e orientações para orientar o trabalho pedagógico nas escolas.

Desempenho 1º simulado

O resultado do primeiro simulado apontou que 36% dos estudantes do 3º ano do ensino médio que realizaram o teste ficaram com a nota entre 500 e 700, indicando que estão em nível satisfatório. Enquanto isso, 12% ficaram com a nota maior que 700 e classificados como acima do adequado.

Uma análise mais específica apontou que um dos pontos positivos foi o alto engajamento: mais de 85% dos estudantes participaram ativamente nos dois dias de aplicação.

 

Novidades

Com base nas análises, a segunda edição do simulado terá mudanças importantes. As provas serão distribuídas em três dias, de 19 a 21/8, com a folha de redação entregue separadamente do caderno de questões.

O novo formato permitirá que os alunos façam, no primeiro dia (19/8), as provas de Linguagens e Ciências Humanas; no segundo (20/8), dediquem-se exclusivamente à redação; e no terceiro (21/8), finalizem com Matemática e Ciências da Natureza. A medida busca simular as condições reais do Enem e garantir mais foco em cada etapa.

O tempo de aplicação será de 4h30 para as provas objetivas, enquanto a redação terá duração equivalente a duas aulas seguidas. Escolas que conseguirem oferecer 5h30 no primeiro dia poderão aplicar a redação junto com o primeiro caderno.

São esperados a participação de cerca de 400 mil estudantes estudantes do 2º e 3º anos do ensino médio, 2º e 3º períodos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), e 2º e 3º anos do Colégio Tiradentes e da Fundação Helena Antipoff.