Ícone do site MARACANÃ ONLINE!

Subprefeitura dos Grandes Complexos e Comlurb inauguram Ecoponto com arte no Complexo da Penha – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

O espaço foi preparado, de forma inovadora, com pinturas artísticas, produzidas pelo gari artista Derlan Matos. Foto: Comlurb/Divulgação

A subprefeita dos Grandes Complexos, Marlí Peçanha, e o presidente da Comlurb, Jorge Arraes, entregaram na quinta-feira (14/08), o novo Ecoponto da comunidade Parque Proletário, no Complexo da Penha, que irá atender também a vizinha Vila Cruzeiro. O espaço foi preparado, de forma inovadora, com pinturas artísticas, produzidas pelo gari artista Derlan Matos, que valorizam o ambiente e despertam bem-estar.

– A implantação desse Ecoponto atende a uma demanda de moradores, lideranças comunitárias e comerciantes. O ordenamento do descarte de lixo só traz benefícios porque ajuda a manter as ruas limpas e organizadas, estimula a população a cuidar ainda mais de seus territórios, promove autoestima e previne problemas de saúde –, ressaltou Marlí Peçanha, subprefeita dos Grandes Complexos.

Durante a inauguração, o grupo Chegando de Surpresa, composto de garis que cantam músicas de conscientização sobre o descarte correto de resíduos, fez uma apresentação com irreverência e bom humor. O evento contou também com a participação do Diretor de Limpeza Urbana da Comlurb, Alexandre Campos.

O presidente da Comlurb, Jorge Arraes, reafirmou a importância da inauguração do Ecoponto na região.

– É um equipamento público de suma importância para a população local, que agora poderá fazer o descarte de seus resíduos no lugar certo. A nossa gestão na Comlurb tem a preocupação de atender as comunidades, garantindo que os resíduos sejam deixados pelos moradores, de forma correta, evitando que fiquem espalhados pelas ruas. Agora são 74 ecopontos em funcionamento na cidade –, explicou Arraes.

A implantação do Ecoponto no Parque Proletário contou com o apoio de lideranças comunitárias e outros incentivadores da iniciativa.

A dona de casa Sônia de Almeida, moradora da comunidade há 59 anos, elogiou a iniciativa.

– Esse Ecoponto vai beneficiar a nossa comunidade e evitar doenças porque agora temos um lugar adequado para colocar o nosso lixo. Lugar de lixo é na caçamba -, disse.

Os Ecopontos permitem que locais, antes degradados, passem a contar com pontos ordenados de descarte. Além de serem fundamentais para a organização dos resíduos, ajudam no controle de vetores e na melhoria da saúde pública.

Categoria:

  • 14 de agosto de 2025
  • Marcações: chegando de surpresa Complexo da Penha Ecoponto Parque Proletário Subprefeitura dos Grandes Complexos

    Sair da versão mobile