NOTÍCIAS

Locomoção Independente é tema de nova publicação da Fundação Catarinense de Educação Especial

Foto: Divulgação / FCEE

A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) informa a publicação em sua Biblioteca Virtual da produção técnica Atividade de locomoção: independência e autonomia para a vida – Volume 2, material produzido pela equipe do Centro de Educação e Trabalho (CENET), disponível para download na página Publicações da FCEE ou diretamente neste link.

A atividade de Locomoção Independente faz parte da primeira etapa do Programa de Educação Profissional, desenvolvido no campus da FCEE pelo CENET, que atende jovens acima de 14 anos com Deficiência Intelectual e/ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) com o objetivo de prepará-los para o mundo do trabalho.

“Essa atividade de locomoção é um pré-requisito para que o aprendiz possa participar do Programa de Educação Profissional. Acreditamos que a autonomia de ir e vir nas ruas e no uso do transporte coletivo se faz necessária na vida das pessoas, e isso não é diferente para a pessoa com deficiência, pois todo cidadão tem o direito de ir e vir”, explica a professora Alexandra Machado da Silva, uma das autoras da publicação e integrante da equipe responsável pelas aulas de locomoção na FCEE.

“A atividade de Locomoção Independente ocorre por meio de aulas teóricas e prática, o objetivo é que o educando possa adquirir conhecimentos teóricos e práticos para locomover-se com independência, autonomia e segurança no trânsito, seja como pedestre ou passageiro do transporte público”, acrescenta Alexandra.

Um dos objetivos da publicação é servir como base para que instituições especializadas em educação especial possam implantar a Atividade de Locomoção Independente ou aprimorá-la, adaptando conforme a sua necessidade.

“Este material foi escrito pelas professoras que atuam na atividade de Locomoção e foi pensado para compartilharmos o que fazemos dentro da FCEE, mostrarmos a importância do trabalho dentro do Programa e também contribuir com os colegas das outras instituições para que possam conhecer melhor o trabalho e possam implantar ou implementar nas suas instituições”, explica a professora Alexandra.

Esta publicação, vinculada ao Núcleo de Estudos e Pesquisas (Nespe) da FCEE, contou com orientação técnica e organização da pedagoga Juliana Buratto e foi escrito pelas professoras Alexandra Machado da Silva, Andréia Porfírio, Emília Soares Fernandes e Ivânia Maria Kipper.