ENTRETENIMENTO

Adversário do Vasco nas quartas da Copa do Brasil, Botafogo é eliminado da Libertadores

Adversário do Vasco nas quartas da Copa do Brasil, Botafogo é eliminado da Libertadores

Em noite de péssima atuação em Quito, no Equador, o Botafogo perdeu da LDU e está eliminado da Libertadores nas oitavas de final. Em vantagem após vencer por 1 a 0 no Rio de Janeiro, o time de Davide Ancelotti não conseguiu jogar no Estádio Rodrigo Paz Delgado e perdeu por 2 a 0, nesta quinta (21).

Após eliminar o Glorioso, atual campeão da América, a LDU terá outro brasileiro como adversário nas quartas de final: o São Paulo. Confira o chaveamento da Libertadores!

A LDU abriu o placar aos sete minutos, com Villamil. O Botafogo, mal em todos aspectos, foi pressionado e sofreu o segundo gol aos 15 minutos da etapa final, com Alzugaray cobrando pênalti.

O Botafogo passa a ter o Brasileirão e a Copa do Brasil como prioridades. No domingo (24), visita o Juventude em Caxias do Sul pela 21ª rodada da Série A. Veja a tabela!

Na Copa, o adversário nas quartas de final será o Vasco. Os clássicos acontecerão nos dias 27 de agosto e 11 de setembro, em São Januário e Nilton Santos, respectivamente.

No Rio de Janeiro, o Botafogo abriu o placar com 14 segundos. Em Quito, a LDU precisou de sete minutos para marcar o primeiro gol e deixar tudo igual no placar agregado.

O time de Davide Ancelotti buscou a posse de bola, mas errou demais. Aos sete, o zagueiro Quintero invadiu a área e, após bate-rebate, Villamil finalizou: 1 a 0 para a LDU!

Sem conseguir sair jogando, o Botafogo ficou acuado na defesa. Em um dos vários chutões, Marlon Freitas teve a chance, mas finalizou mal, nas mãos de Gonzalo Valle.

A Liga avançou e passou a atuar com os zagueiros além da intermediária. A pressão foi grande, com 12 finalizações e 16 cruzamentos, mas nada de gols antes do intervalo.

Vítor Silva/Botafogo

LDU x Botafogo: John defende finalização na primeira etapa da partida em Quito

Mesmo diante do desempenho, Davide Ancelotti não mudou na equipe. O cenário, como esperado, seguiu o mesmo, com a LDU pressionando. O gol era questão de tempo.

Aos 12, Adé chutou e a bola explodiu no braço de Marlon Freitas. Alzugaray cobrou o pênalti e ampliou para os equatorianos: 2 a 0 aos 15 minutos da etapa final!

O Botafogo passou a ser o time que precisava marcar um gol para forçar a decisão por pênaltis, e Ancelotti mexeu. Dos 15 aos 22, entraram Arthur Cabral, Newton, Joaquín Correa e Montoro. Aos 30, a quinta substituição: Jeffinho no lugar de Matheus Martins.

Aos 36, Jeffinho tentou jogada individual e Caicedo apelou para falta. Após revisão no VAR, o árbitro Facundo Tello expulsou o zagueiro da LDU.

As mudanças – tática e de postura – do Botafogo foram tarde demais. Mesmo com um jogador a menos, a LDU controlou o fim de jogo em Quito e garantiu a classificação .

Gonzalo Valle; Quintero, Adé, Mina e Quiñonez; Gruezo, Cornejo (Minda) e Villamil e Medina (Cabeza); Alzugaray (Erique) e Bryan Ramírez (Allala). Técnico: Tiago Nunes.

John; Vitinho, Marçal, Barboza e Alex Telles; Marlon Freitas (Arthur Cabral), Danilo, Allan (Newton) e Savarino (Joaquín Correa); Artur (Montoro), Matheus Martins (Jeffinho). Técnico: Davide Ancelotti.

  • Gols: Villamil (7’/1ºT) e Alzugaray (15’/2ºT), da LDU
  • Cartão amarelo: Cornejo e Allala (LDU); Danilo, Marlon Freitas e Barboza (BOT)
  • Cartão vermelho: Mina (LDU)
  • Renda e público: Ainda não informado.
  • Motivo: Jogo de volta das oitavas de final da Libertadores
  • Data e hora: 21 de agosto de 2025, às 19h (de Brasília)
  • Local: Estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito (EQU)
  • Árbitro: Facundo Tello (ARG)
  • Assistentes: Juan Belatti (ARG) e Gabriel Chade (ARG)
  • Árbitro de vídeo: German Delfino (ARG)
  • Fonte: Itatiaia