Ícone do site MARACANÃ ONLINE!

Prefeitura de João Pessoa recebe doação de computadores do Governo Federal e amplia inclusão digital

A Prefeitura de João Pessoa segue investindo em tecnologia e inclusão para fortalecer o ensino na Rede Municipal. Nesta sexta-feira (22), o município recebeu a doação de 110 computadores recondicionados do Governo Federal, por meio do programa Computadores para a Inclusão. A entrega aconteceu no Instituto de Inovação e Economia Circular (IEC), em Jaguaribe, e vai beneficiar diretamente escolas e unidades educacionais da Capital.

Os equipamentos serão destinados a instituições da Rede Municipal de Ensino e a centros de referência que desenvolvem projetos voltados à inovação e à formação dos estudantes, como o Centro Escolar Municipal de Línguas Estrangeiras (Celest), o Cemapi de Mangabeira e a Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes.

O prefeito Cícero Lucena tem reforçado que a inclusão digital é um dos pilares de sua gestão, assegurando que os alunos tenham acesso às ferramentas tecnológicas necessárias para o aprendizado. A chegada dos novos equipamentos amplia ainda mais a estrutura já existente, que hoje conta com salas de robótica, bibliotecas digitais, projetos de inovação e escolas modernizadas.

Reforço à educação inclusiva – Para o diretor de Sistemas e TI da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), Daniel Biazon, a ação chega em um momento estratégico. “Estamos muito felizes, porque algumas escolas do Estado foram municipalizadas recentemente e já vão receber esses equipamentos. Isso fortalece a política de inclusão que é prioridade para o prefeito e para a Secretaria. Nosso objetivo é que cada aluno tenha acesso à informação e consiga vivenciar a tecnologia como parte essencial do processo educativo”, destacou.

O coordenador do IEC, Weldon Bispo Silva, ressaltou o impacto da parceria para o futuro da educação. “Estamos doando 250 computadores para escolas públicas da Paraíba, sendo 110 destinados a João Pessoa. É uma ação que transforma, porque une economia circular, inovação e inclusão digital. Até 2026, nosso compromisso é entregar 2.200 equipamentos para todo o Estado. É motivo de orgulho contribuir para a formação de novos jovens através da tecnologia”, afirmou.

Escolas fortalecidas – Para o diretor do Cemapi de Mangabeira, Francisco Chaves, os novos computadores vão potencializar projetos de robótica e inclusão digital. “Esses equipamentos vão ampliar nossos serviços e fortalecer a qualidade do ensino. É resultado de uma parceria sólida com a Prefeitura e que se reflete diretamente no aprendizado dos alunos”, disse.

O coordenador do Centro Cultural de Mangabeira, Júnior Mangabeira, comemorou a entrega de 10 computadores pelo projeto IEC Brasil, destacando que os equipamentos vão ampliar o acesso à tecnologia e ao aprendizado. “Esse momento é extremamente importante, pois estamos recebendo equipamentos que vão beneficiar diretamente a população, especialmente através do Centro Cultural de Mangabeira, que vem, cada vez mais, entregando resultados, aproximando a comunidade e democratizando o acesso à cultura”, reforçou.

Rosineide Feitosa, diretora da Escola Municipal Mateus Ribeiro, também reforçou a importância do investimento para a rotina escolar. “Vai fazer toda a diferença para nossas crianças, que terão mais incentivo para desenvolver competências através da tecnologia. Além disso, os computadores também irão fortalecer a parte administrativa da unidade, facilitando o trabalho dos professores e da gestão escolar”, afirmou.

Instituições contempladas – As unidades que receberam os computadores são: Biblioteca da Paz, Escola Municipal Fernandes Vieira, Escola Municipal Tércia Bonavides, Centro Escolar Municipal de Línguas Estrangeiras (Celest),Centro Cultural de Mangabeira, Cemapi de Mangabeira, Escola Municipal Professora Mateus Ribeiro, Escola MunicipalOdilon Ribeiro Coutinho, Centro de Referência a Pessoas com Deficiência, Escola de Formação de Professores -Cecapro e Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes.

Educação que olha para o futuro – Com iniciativas como essa, a Rede Municipal de Ensino reafirma sua estrutura robusta e em constante modernização, garantindo que os estudantes tenham acesso não apenas ao ensino de qualidade, mas também às ferramentas que os preparam para os desafios do futuro.

Sair da versão mobile