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Secretário da Infraestrutura atualiza obras do Programa Estrada Boa em reunião na Fiesc

Os investimentos contratados pelo Governo do Estado para implantação, revitalização de rodovias e novos contratos de conserva e manutenção já chegam a R$ 3,5 bilhões – Foto: Alexandre Schaffer

O secretário da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), Jerry Comper, participou de reunião agregada do Conselho de Infraestrutura e da Câmara para Assuntos de Transporte e Logística da Fiesc, na tarde desta terça-feira, 26. O titular da SIE fez uma explanação detalhada, e atualizada, sobre as obras do Programa Estrada Boa – o maior da história rodoviária de Santa Catarina. Os investimentos do Governo do Estado, por meio da SIE, são de R$ 3,5 bilhões e 100 obras em todas as regiões de Santa Catarina.

Jerry Comper apresentou o status atual das obras de grande porte nas oito coordenadorias da Secretaria da Infraestrutura, destacando algumas por coordenadoria. “Santa Catarina, como se nunca se viu, virou um canteiro de obras. O governo Jorginho Mello está tendo a coragem e ousadia de enfrentar problemas e demandas históricas do estado”, assinalou ele, salientando que a ampliação financeira do Estrada Boa – que nasceu com R$ 2,165 bilhões de orçamento – só foi possível devido a economias do Governo do Estado.

“É uma determinação constante do governador. Zelamos pelos recursos públicos e buscamos economia para viabilizar cada vez mais obras e ações que impactem e melhorem a vida do cidadão lá na ponta.”

LITORAL

  • Triplicação da SC-401, no Norte da Ilha de Santa Catarina, com investimentos de R$ 73 milhões. Essa é a via estadual mais movimentada do Estado.
  • Iluminação cênica da Ponte Hercílio Luz, com investimentos de mais de R$ 9 milhões, obra que tem encantado moradores e turistas que visitam a Capital.

NORTE

  • Restauração com aumento de capacidade da SC-477 trecho Canoinhas – Monte Castelo, onde o governo investe R$ 130  milhões
  • Reabilitação e duplicação da SC-108 Guaramirim – Massaranduba. Investimento estadual: R$ 158,4 milhões

VALE

  • Trevo de Itajaí Interseção na Rodovia SC486 (Rod. Antônio Heil) com a BR-101. A SIE investe R$ 60 milhões
  • Pavimentação da SC-281 Trecho: Ituporanga até Atalanta. Os investimentos nessa obra chegam a R$ 100 milhões

PLANALTO

  • Pavimentação da SC-370 Trecho Urubici – Grão Pará (Serra do Corvo Branco). O investimento é de R$ 50,3 milhões
  • Implementação e pavimentação na SC-370 Trecho de Rio Rufino a Urubici. A SIE investe R$ 180,7 milhões nessa obra

SUL

  • Implementação e pavimentação SC-290 Trecho Praia Grande Divisa SC/RS (Serra do Faxinal), com investimentos de R$ 75,6 milhões
  • SC 108 – Contorno viário Urussanga e cont. de Cocal do Sul / R$ 168,2 milhões

MEIO-OESTE

  • SC 120 – Lebon Régis – Curitibanos. Os investimentos são de R$ 168,5
  • SC 452 – Abdon Batista – Vargem. A SIE investe R$ 103.17 milhões

OESTE

  • SC 283 – Arvoredo – Seara, com investimentos de 134,7 milhões
  • SC 350- Abelardo Luz – Passos Maia – Lote 1 – Investimentos de R$ 118,6 milhões

EXTREMO OESTE

  • SC 305 – São Lourenço Campo Erê 143.620.829,50
  • SC 160 – Pinhalzinho, Modelo e Serra Alta 110.324.449,26

VIA MAR

O secretário Jerry Comper também mostrou um panorama sobre o andamento do projeto da ViaMar, rodovia paralela à BR-101 e que vai desafogar o trânsito da principal rodovia federal que corta Santa Catarina.

Serão 145 quilômetros de extensão, de Joinville ao Contorno Viário da Grande Florianópolis, que começa, no sentido Sul, em Biguaçu. A nova estrada terá seis faixas de rolamento (três em cada sentido). O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) já foi elaborado. Os projetos executivos dos quatro primeiros lotes — que somam 95 quilômetros entre Joinville e Itajaí — estão em elaboração desde outubro de 2024.

O orçamento preliminar da obra é estimado em R$ 9 bilhões e o Governo pretende viabilizá-la por meio de uma PPP de longo prazo, modelo cuja engenharia financeira será acompanhada pela IFC – International Finance Corporation (IFC), braço do Banco Mundial especializado em estruturar concessões e parcerias público-privadas. Segundo o governador explicou no lançamento do projeto, o novo eixo rodoviário “trará alívio imediato para quem vive no Litoral Norte e aumentará a competitividade dos portos catarinenses”.

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