
O Parque Realengo foi palco, na manhã de sábado (30/08), da Trilha de Esportes – Arena JUV, promovida pela Secretaria Municipal da Juventude (JUVRio). O encontro reuniu aproximadamente 200 jovens, de 15 a 29 anos, participantes da trilha de Esporte do Pacto pela Juventude, vindos de diferentes territórios cariocas, para uma programação voltada à prática esportiva, bem-estar e convivência coletiva.
Mais do que competições, o evento teve como objetivo incentivar o protagonismo juvenil por meio do esporte, reforçar a ocupação positiva dos espaços públicos e estimular a criação de coletivos esportivos locais. Durante toda a manhã, os jovens participaram de atividades que integraram lazer, saúde física e mental e troca de experiências significativas.
A programação contou com corrida e caminhada pelo parque, além de oficinas e vivências esportivas como futebol, basquete 3×3, futevôlei, altinha, queimado e atividades extras (pique-bandeira, cabo de guerra e dinâmicas coletivas). Também foram realizados aulões de Muay Thai e defesa pessoal, além de bate-papo com os convidados Thaissa Santana e Lucas Medeiros, representantes dos grupos Respeita Crew e Arte Corre Crew, que compartilharam suas histórias com a corrida como ferramenta de transformação social.
O encerramento aconteceu no anfiteatro do parque, com um piquenique coletivo, falas de autoridades e uma roda de conversa entre os núcleos, reforçando a importância de formar grupos esportivos em seus territórios.
– A juventude carioca tem no esporte uma poderosa ferramenta de transformação. O Arena JUV mostra como ocupar os espaços públicos pode gerar bem-estar, saúde e novas perspectivas para os jovens – destacou a secretária municipal da Juventude, Gabriella Rodrigues.
Criado em parceria com a Unesco, o Pacto pela Juventude oferece formação, atividades culturais e esportivas para jovens em diferentes comunidades do Rio, promovendo inclusão, capacitação e desenvolvimento pessoal.