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Para 2023, concessionária de água e esgoto tem programada uma nova etapa do cronograma de trabalho para o sistema Mercedes-Gino
A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Limeira, chega ao final de 2022 com um balanço positivo de ações concluídas e de regularidade nos serviços prestados ao município. Com a mais complexa e importante obra do ano executada dentro do cronograma planejado, Limeira encerra 2022 com o sistema de distribuição de água ampliado e modernizado pela nova adutora Mercedes-Gino.
Os três quilômetros da nova tubulação implantada na cidade – desde o cruzamento da rua Tiradentes com a Prefeito Dr. Alberto Ferreira (em frente à Prefeitura Municipal), em ponto de derivação da adutora Mercedes, até o cruzamento das avenidas Cônego Manoel Alves e Fabrício Vampré, no reservatório de água tratada Gino, no Jardim São Paulo – ampliaram a disponibilidade hídrica para as regiões sudoeste, noroeste e para parte da região central de Limeira, atendendo cerca de 30 mil habitantes.
“Foram sete meses contínuos de trabalho com ações planejadas em 22 trechos, num cronograma bastante controlado diante de toda a complexidade dos serviços por conta de impacto na mobilidade urbana e de interferências, como tubulação de gás, galerias de água pluvial, cabeamento telefônico e redes de distribuição de água, mapeadas em todo o trajeto da obra”, relembra Aurélia Oliveira Almeida, engenheira da BRK.
Com a conclusão das obras lineares e a nova adutora já em carga, a concessionária tem programada uma próxima etapa de melhorias ao sistema Mercedes-Gino para 2023. Adequações hidráulicas, com a instalação de um booster – equipamento de bombeamento que, na prática, permite realizar “manobras” no sistema de distribuição de água – estão programadas para também colocar em plena operação o novo reservatório Gino.
Estiagem
Apesar de toda estiagem vivenciada durante o ano, e mananciais ainda em recuperação por conta da seca de 2021, a concessionária conseguiu manter a regularidade no abastecimento à população limeirense por meio de uma série de ações estabelecidas num plano de contingência executado no decorrer do ano.
“Fizemos adequações na unidade de captação de água com a limpeza dos canais de água bruta e da comporta de entrada dos mananciais, removendo bancos de areia; instalamos sifões na represa Salto do Lobo, para uso nos meses mais críticos da estiagem; executamos melhorias em processos para manter a qualidade da água, como instalação de medidor de nível na captação e um novo sistema de monitoramento contínuo de amônia na chegada da água bruta na ETA, e; seguimos com o trabalho permanente para redução e combate às perdas de água”, recorda Rogério Lima, gerente de operações da BRK.
Ele menciona ainda que a estiagem, atualmente amenizada pelo período chuvoso, se tornou um tema permanente de trabalho. “Com períodos cada vez mais prolongados de seca em nossa região, precisamos todos – concessionária e população – ter atenção aos hábitos de consumo, contribuindo para a conservação dos recursos hídricos. Costumes como lavar calçadas e carros, deixar a torneira mal fechada, tomar banhos demorados e/ou manter a mangueira ligada sem uso, devem ser abolidos da rotina”, ressalta.
Dicas para um uso mais consciente de água seguem disponíveis na página da campanha Jogando junto pela água, em https://jogandojuntopelaagua.com.br/. Neste endereço eletrônico, a BRK reúne todas as informações relacionadas a estiagem, como dados atualizados dos mananciais de captação, índices pluviométricos e um detalhamento das ações da concessionária no município.
2022 em números
No ano, 25.213.486.000 de litros de água foram captados e tratados na ETA (Estação de Tratamento de Água), localizada no Parque Hipólito, para a garantia do abastecimento de água de toda a população de Limeira.
Em 2022, 18.714.214.894 de litros de esgoto foram recebidos nas três ETEs (Estações de Tratamento de Esgoto) da cidade, tratados e devolvidos adequadamente aos córregos e rios do município.
590 toneladas de resíduos (lixo) foram recolhidas do sistema de esgoto de Limeira, recebendo destinação adequada.
Mais de 42 mil atendimentos foram prestados à população limeirense em situações operacionais, como em auxílio a casos de entupimentos, solicitações de novas ligações de água e esgoto, vistorias e orientações.
Mais de 100 mil análises laboratoriais foram realizadas durante o ano para o devido controle e garantia da qualidade da água distribuída à população e do efluente (esgoto) tratado pela concessionária e devolvido à natureza. (Da redação Portal Notícia de Limeira)
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