A atleta Hetieli Alvarenga, da equipe da Associação Criança Feliz de Sorocaba (ACF), conquistou duas medalhas de bronze no Campeonato Brasileiro de Paratletismo, realizado de 15 a 17 de junho, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP), garantindo-se entre as três melhores atletas do Brasil nas provas de Lançamento do Dardo e Arremesso do Peso (Classe F64).
Realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), a competição contou com 612 atletas de 21 estados e do Distrito Federal, inscritos em provas de pista e campo.
A esportista, que possui uma deficiência física de membros inferiores (amputação transtibial unilateral), bateu suas melhores marcas da carreira, com 15m86 e 7m02, no Lançamento do Dardo e Arremesso do Peso, respectivamente.
Os demais atletas sorocabanos também alcançaram bons resultados. André Gomes, atleta com hemiplegia, devido à paralisia cerebral, participou da prova de Salto em Distância, da Classe T35, terminando no quinto lugar, com sua melhor marca da carreira, com 4m21.
O atleta Giovane Henrique Lira Galmacci, que possui uma diplegia, em consequência da paralisia cerebral, conquistou o quarto lugar nos 100m, quinto lugar nos 200m e quarto lugar nos 400m. Já, a atleta Fabiana Krystal Salgueiro, que possui cegueira total em ambos os olhos, competiu a prova dos 1.500m, conquistando a quinta colocação.
A equipe sorocabana, agora, inicia a preparação para a 1ª edição dos Jogos Paralímpicos do Estado de São Paulo, o PARESP, que acontecerá no mês de julho, substituindo os Jogos Regionais para as Modalidades Paralímpicas.
A ACF desenvolve a modalidade de Atletismo ACD, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida (Sequav), no Centro Esportivo da Vila Gabriel. O objetivo é buscar a inclusão social, por meio do esporte paralímpico, de crianças e adolescentes, de 10 a 17 anos, além de pessoas acima dos 18 anos com deficiência física, intelectual ou visual, em diversas modalidades, como corrida, salto em distância, arremesso de peso, lançamento de dardo, corrida com cadeira de rodas, entre outras.
Quem deseja ingressar no mundo do esporte paralímpico pode entrar em contato pelo telefone: (15) 3224-4860, pelo WhatsApp (15) 99828-1511 ou comparecer às terças e quintas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde, ou aos sábados, no período da manhã, no Centro Esportivo da Vila Gabriel, localizado na Rua Joaquim Ferreira Barbosa, 420.