Técnicos e estagiários da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida (Sequav), professores de Educação Física das redes pública e privada, alunos de graduação do último ano de Educação Física e educadores que trabalham com práticas esportivas estão participando, nesta semana, do Programa de Desenvolvimento Paralímpico. A capacitação técnica ocorre até esta sexta-feira (23), na Universidade de Sorocaba (Uniso).
A iniciativa do Governo do Estado, realizada com o apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida (Sequav), visa descentralizar o conhecimento, fomentar e incentivar o esporte paralímpico.
“O investimento na qualificação de educadores é extremamente importante, pois é necessário contar com professores treinados e muito bem preparados para que haja a inclusão das pessoas com deficiência no esporte”, afirma o secretário de Esporte e Qualidade de Vida de Sorocaba, Vitor Hugo Tavares.
Os participantes estão recebendo suporte e capacitação técnica no esporte paralímpico em diferentes modalidades, como Atletismo, Natação, Vôlei Sentado, entre outras, conforme a grade escolhida individualmente.
Nas aulas práticas, estão sendo aplicados conceitos e técnicas para desenvolver os fundamentos básicos e adaptações necessárias para iniciar e dar continuidade ao processo educativo-esportivo em modalidades esportivas individuais e coletivas.
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, incentiva o fomento do esporte paralímpico no município, em parceria com entidades, como a Associação Criança Feliz (ACF), que desenvolve o Atletismo ACD, e a Sociedade Esportiva Aquática de Sorocaba (SEAS), com a Natação ACD.
Mais informações sobre o trabalho desenvolvido pela ACF podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3224-4860 ou pelo WhatsApp (15) 99828-1511. Já, para saber mais a respeito da SEAS, basta acessar o site: http://www.seas.org.br/ ou entrar em contato pelo telefone: (11) 97033-9162 ou pelo e-mail: [email protected].
Fotos: Sequav