A escola da rede municipal de ensino de Sorocaba, E.M. “Duljara Fernandes de Oliveira”, localizada no bairro Santo Amaro, na Zona Norte da cidade, recebeu homenagem na Câmara Municipal, nesta quarta-feira (16), e foi agraciada com o “Selo Amigo Lixo Zero” da Casa de Leis, em razão dos projetos de sustentabilidade realizados em 2022 na unidade escolar.
A iniciativa foi do vereador Ítalo Moreira e a homenagem se deu durante audiência pública presidida por ele e em referência ao Dia Municipal do Lixo Zero, com a participação de representantes de entidades da sociedade civil e de munícipes. Além do parlamentar, a mesa principal do evento contou com a participação da integrante da organização social Capitalismo Consciente Sorocaba, Tatiane Paixão; do consultor de design, Paulo Gianolla; do integrante do Coletivo Lixo Zero Sorocaba, Argemiro Sousa; e da representante da Combina Design, Marcela Mendes. O debate envolveu sugestões sobre políticas públicas e outras iniciativas acerca do assunto.
A escolha da E.M. “Duljara Fernandes de Oliveira” para receber o certificado se deu em razão de terem sido realizadas, em parceria com o Coletivo Lixo Zero, diversas ações pela unidade escolar em prol da Educação Ambiental, entre elas palestras, oficinas de biojoias, recolhimento de óleo de cozinha usado para a produção de sabão, utilizando esses resíduos em uma oficina junto a uma pessoa moradora do bairro.
“Tudo isso aconteceu durante a primeira edição do ‘Mês da Sustentabilidade’, iniciativa promovida pela escola em outubro de 2022. E, agora, já estamos planejando novas ações para serem feitas em outubro deste ano. Ficamos muito felizes com a homenagem recebida, que vai estimular, ainda mais, os nossos alunos a participarem”, disse o diretor da E.M. “Duljara Fernandes de Oliveira”, Alex Sandro Lucas dos Santos.
Entre as novas ações que deverão ser desenvolvidas pela escola estão a criação de uma oficina de compostagem, exposição de produtos feitos com material reciclável e, também, apresentação teatral sobre o tema. “Cada vez mais, a escola está pensando e atuando de forma sustentável. E o importante é que todos os alunos participem”, completou Alex.
“A parceria do Coletivo Lixo Zero veio ao encontro do projeto político pedagógico (PPP) da nossa escola, que tem como um dos princípios a sustentabilidade. Nós promovemos práticas pedagógicas de conscientização, vivência e experiências criativas nas quais esse princípio permeia todo o plano de ensino, incluindo ações como, por exemplo, a criação dos espaços educativos da escola: a horta, o jardim botânico, o Espaço Maker, a Sala Criarte, entre outros. Assim, que venham mais parcerias como essa. Estamos agradecidos pelo reconhecimento, mas sabemos que, quando se trata de meio ambiente, ainda há muito a ser feito. Por isso, estamos dispostos a realizar muito mais”, define a orientadora pedagógica da escola, Valdirene Aparecida Nicoláu Nobrega Antunes.
A mãe de alunos da escola, Marta Alves, que também participou do evento na Câmara Municipal, destacou a importância dessas ações. “É muito bom ver que a escola está aberta às inovações e muito preocupada com a formação dos alunos, inclusive na questão da sustentabilidade. É essa postura, na atual Administração, que tem permitido que a escola continue crescendo tanto em qualidade de ensino”, opinou.
Fotos: Rose Campos/Secom